Governo americano ainda conta com 10.000 PCs com o Windows XP

Governo americano ainda conta com 10.000 PCs com o Windows XP

No ínicio do ano foi divulgado que o Windows XP consegiu elevar sua quota de mercado. De acordo com com análises da StatCounter e NetmarketShare o Windows XP conseguiu elevar um pouco a sua quota de mercado em janeiro de 2015, rompendo com a tendência de queda que o sistema vinha apresentando desde abril de 2014, quando o anúncio oficial do fim suporte foi anunciado.

Os dados da StatCounter apontam que o Windows XP teve um aumento de 11,99% em janeiro para 12,2% em fevereiro, enquanto a NetmarketShare acredita num percentual de 19,15% em fevereiro, em relação aos 18,93% que o XP ostentava em janeiro. As novas estatísticas também evidenciam uma redução na participação de mercado do Windows 7, e um pequeno aumento do Windows 8 e Windows 8.1, um aumento esperado, já que os novos equipamentos vendidos nos últimos meses são equipados com os “polêmicos” Windows 8 e 8.1. A StatCounter aponta que o Windows 8.1 contava com uma quota de 10,4% em janeiro saltando para 10,49% em fevereiro, já a NetmarketShare acredita que o 8.1 saltou de 14,27% para 14,78%

Mesmo com a queda o Windows 7 ainda lidera o mercado de sistemas operacionais para desktops com 54,13% de participação no mercado de acordo com a StatCounter e 55,99% de acordo com a NetmarketShare.

O Windows XP continua firme principalmente no setor corporativo, graças ao suporte estendido de atualizações de segurança oferecido pela Microsoft. Cada licença do Windows XP no programa de suporte estendido custa US$ 200 e a partir de abril esse valor será reajustado para US$ 400 por licença. 

E agora mais uma prova que o Windows XP ainda continua nos mais diversos ambientes foi revelada, Dawn Leaf que é o chefe de TI do governo federal dos Estados Unidos, forneceu informações interessantes durante a Cloud Expo 2015. De acordo com o responsável por esse departamento algumas agências governamentais ainda estão utilizando o Windows XP. Leaf não forneceu detalhes exatamente porque isso ainda acontece, mas mencionou o processo trabalhoso que é atualizar todos os computadores que ainda contam com o XP. Há um plano em prática para que essas agências passem para um sistema operacional mais recente.

Claro que o governo americano deve ter ganho um belo “patrocínio” da Microsoft em relação as atualizações especiais pagas individualmente por cada computador, com uma ajuda na isenção dessa taxa fica mais fácil o processo de migração, claro que o risco de vulnerabilidade continua sendo grande, mas para as corporações ainda é mais complicado, onde pequenas e médias empresas que ainda continuam com o sistema tem o difícil dilema, entre atualizar o mais rápido possível todo o equipamento ou ir pagando pelas atualizações adicionais que a Microsoft oferece.

Será que os computadores da NSA utilizam também o Windows XP? Adoraria ter essa resposta.

Fonte(s): Softpedia

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X