Windows Blue: Windows 8.1 será uma atualização gratuita

Windows Blue: Windows 8.1 será uma atualização gratuita

Nota rápida, mas não menos importante: hoje Tami Reller da Microsoft divulgou que o Windows 8.1 será gratuito para os usuários do Windows 8.

Windows 8.1 é a atualização para o Windows 8 a ser lançada neste ano. Ela trará vários aprimoramentos na interface do sistema, alguns já amplamente comentados por aqui, como mais opções de personalização e execução de apps modernos lado a lado onde cada um ocupa 50% da tela. Algumas das novidades podem ser conferidas nesta outra notícia. Recursos ainda não confirmados são a volta do botão Iniciar (que levaria para a tela Iniciar, não ao menu antigo) e uma opção para iniciar no desktop por padrão, ignorando a tela moderna de início.

Na recente divulgação das 100 milhões de licenças vendidas algumas coisas foram reafirmadas, mas até então não sabíamos se a atualização seria gratuita ou paga. Todo mundo esperava que fosse uma atualização à parte, comercial, ainda que a um preço bem mais baixo do que o cobrado por uma versão completa do Windows.

“Windows Blue” é o nome interno, “Windows 8.1” será o nome oficial da atualização. Ela será liberada via download para todos os usuários do Windows 8. No final de junho deve sair um preview público do pacote de atualização.

Sente falta do botão e do menu Iniciar?

Se você quer um botão Iniciar ou até mesmo um menu no estilo antigo, saiba que não é necessário esperar os engenheiros da Microsoft mudarem de ideia. Há uma aplicação open source gratuita que traz o menu de volta, na verdade oferecendo uma reimplementação dele, com alguns extras.

Exemplo de como uso o Classic Shell no meu computador, algo mais conservador 😛

Baixe o Classic Shell:

http://www.classicshell.net/

Há vários outros apps parecidos porém comerciais. Este é gratuito e de código aberto. Há várias opções para conciliar o uso do menu Iniciar com a tela moderna do Windows 8. Você pode optar entre estilos de menu Iniciar do Windows 9x/2000,  XP (com duas colunas, com ou sem tema azul), e 7. O comportamento dele não é exatamente idêntico ao menu natural das versões anteriores do Windows, mas isso pode ser bom: ele é mais flexível e personalizável.

Outra opção gratuita é o Start Menu Reviver, com um visual diferenciado lembrando o estilo do Windows 8.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X