Opera Next 15: lançado preview do novo Opera, com o motor do Chromium

Opera Next 15: lançado preview do novo Opera, com o motor do Chromium

A Opera lançou um preview do Opera 15 para desktops. Ele não é exatamente o conhecido Opera, já que foi reescrito do zero: o Opera 15 traz a base do Chromium com o motor Blink (fork do Webkit do Google) e uma interface própria, que lembra o (ultimamente não tão bom assim) velho Opera.

É basicamente um novo navegador, ou um “navegador baseado no Chrome/Chromium”. Deixando críticas dos usuários órfãos do Presto de lado, até que ele mostra um bom trabalho. Aproveitando o motor mais rápido há ganhos radicais perto do Presto, antigo motor proprietário da Opera que vinha dando seus últimos suspiros.

A maior questão que fica no ar é: porque alguém usaria um navegador baseado no Chrome sendo que poderia usar o próprio Chrome?! A resposta ficará pela interface (que lembra o conhecido Opera) e possíveis recursos adicionais, área que a Opera Software tem que correr atrás.

Há recursos removidos, ou na verdade não reimplementados ainda: o preenchimento automático de formulários e o Opera Link, ferramenta/serviço de sincronização dos dados do navegador entre vários dispositivos. Os favoritos foram reformulados por meio do Stash, uma área da tela de nova aba que inclui screenshots das páginas marcadas:

Particularmente achei bem tosco: é desnecessário gastar um espaço gigante para sites favoritos num desktop. Espero que o menu tradicional dos Favoritos volte numa compilação futura, tendo em vista que o navegador não está pronto. De qualquer forma usar o Stash é opcional (mas faz falta o recurso de favoritos), e o Speed Dial continua basicamente como antes na primeira tela de nova aba. Falando nele, agora ele permite agrupar páginas num mesmo bloco (algo como pastas).

O modo Turbo está presente com o nome Off-Road, que a Opera vem usando no seu navegador para Android. A função Descobrir, que divulga páginas relacionadas a determinados temas ou locais, também está presente. O cliente de e-mail foi separado num programa à parte: Opera Mail (download da versão 1.0 do Opera Mail para Windows e Mac).

Há muito o que evoluir ainda. Os ganhos de desempenho do Blink já mostram algum benefício prático em usar o novo Opera, mas quem espera ter de volta os recursos próprios do navegador precisará esperar mais um pouco.

De certa forma a migração poderá não ser tão problemática assim. Quem sabe o Opera terá mais chances entre usuários não-entusiastas do Presto. Apesar de ser considerado um bom navegador pelos fãs nos anos passados, a popularidade do Opera nos desktops sempre foi ínfima perto dos outros navegadores populares. O motor dele era justamente um dos pontos criticados por muita gente, dadas as incompatibilidades com alguns sites. Por esse lado a transição foi positiva: a compatibilidade com as páginas da web deverá ficar no mesmo nível das versões atuais (e futuras) do Chrome, navegador já extremamente popular.

O download pode ser feito para Windows e Mac em:

http://www.opera.com/pt/developer/next

O anúncio não traz detalhes. É de se imaginar que os recursos que faltam serão adicionados em breve. Não considere o Opera Next como um produto finalizado, porque não é.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X