Iris: novas GPUs integradas da Intel mais que dobram o desempenho do Ivy Bridge

Iris: novas GPUs integradas da Intel mais que dobram o desempenho do Ivy Bridge

As GPUs integradas da Intel têm recebido aprimoramentos radicais nos últimos anos. Ainda não podem competir de igual para igual com as dedicadas, mas muita coisa melhorou – e está melhorando. As GPUs integradas dos chips Haswell oferecem mais do que o dobro do desempenho dos Ivy Bridge em alguns casos.

Basicamente duas versões da GPU integrada darão as caras nos ultrabooks em breve, aparecendo depois em diversos modelos de processadores e all-in-ones. A Iris Graphics 5100 é voltada a ultrabooks e notebooks, e a Iris Pro Graphics 5200 virá com chips das séries H e R, mais potentes.

A 5200 traz um pouco de memória eDRAM integrada para aumentar o desempenho. O consumo dela vai lá para cima, como consequencia do conjunto todo: os quad-core da série H com Iris Pro 5200 terão TDP de 47W. Muita coisa, especialmente comparando com os 28W do dual-core com Iris 5100, mas plenamente aceitável dentro do nicho de mercado a que se destina, também dobrando o desempenho:

Os desktops não ficam de fora, claro. Processadores com o sufixo “R” indicam a inclusão da Iris Pro 5200. De acordo com resultados dos benchmarks do 3DMark11 a versão para desktops chegou a praticamente triplicar o desempenho da geração anterior:

Em termos de desempenho gráfico os novos processadores da Intel de quarta geração serão bem atrativos. A marca “HD Graphics” está sendo trocada por “Iris?” com esta geração.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X