Hangouts, substituto do Google Talk, não suporta Jabber/XMPP

O novo Hangouts do Google substitui o Google Talk e vários serviços de comunicação por mensagens instantâneas do grupo, que foram finalmente unificados com a marca “Hangouts”. Há um porém: o aplicativo atualizado para Android não suporta mais o protocolo XMPP, mais conhecido como Jabber.

A mudança vem causando revolta entre os usuários que dependiam desse serviço, já que os contatos XMPP/Jabber salvos no Talk não aparecem no novo app, e os novos contatos XMPP/Jabber são adicionados no Hangouts como contatos de e-mail. É algo de nicho, dá para dizer, mas que tinha lá sua base de usuários fiéis. Dá para dizer também que o suporte ao Jabber foi um dos responsáveis por parte da adoção do Google Talk no início.

Sem suporte ao XMPP com servidores personalizados muita gente pode ficar de fora dos Hangouts com o app padrão do Google, o que dificulta a comunicação para quem já estava acostumado com os serviços.

Quem depende do Jabber/XMPP precisará de outros aplicativos. É aquela coisa: serviços na web não são direitos naturais ou conquistados, também não são softwares com licenças perpétuas (como boa parte dos aplicativos desktop). Eles podem mudar ou acabar a qualquer momento, queiram os usuários ou não. Confiar que serão para sempre como são hoje é se arriscar demais.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X