Skype 4.1 para Linux também tem integração com contatos do Messenger

Skype 4.1 para Linux também tem integração com contatos do Messenger

Sem muito alarde foi lançado o Skype 4.1 para Linux:

http://www.skype.com/intl/pt-br/get-skype/on-your-computer/linux/

A maior novidade é a integração com o Windows Live Messenger, o popular “MSN”. A Microsoft inicou a transição do cliente do WLM para o Skype com a versão 6.0 para Windows e Mac, liberada há algumas semanas. No início do mês ela confirmou que o Messenger será aposentado no começo de 2013, ficando o Skype como seu único mensageiro oficial.

O Linux não contava com um cliente oficial do MSN, então pode-se dizer que finalmente chegou sua hora. Por enquanto a integração com o Messenger é bem “crua”, o que é percebido também no Windows ou OS X, mas isso estará sendo melhorado nas futuras atualizações do programa.

Apesar das críticas de alguns (que não querem a “gente diferenciada” do MSN na lista do Skype :P) a unificação é boa, já que não faz sentido uma mesma empresa ter dois programas e serviços parecidos com bases de usuários distintas. A convergência ocorreria uma hora, sendo algo esperado desde que a gigante comprou o Skype, em 2011. Fica mais prático para a empresa e para os usuários/clientes (afinal o Skype é um serviço comercial).

Muitos imaginavam o fim do cliente para Linux depois disso, felizmente não é o que aconteceu. Diferente do MSN, que era praticamente exclusivo para Windows (com uma versão meia boca para OS X), o Skype já está bem mais maduro nas várias plataformas suportadas, incluindo sistemas mobile. Há diferenças na interface e limitações em recursos, mas elas tendem a ficar mais amenas ao longo do tempo.

Resumindo, a integração unifica os contatos do Skype com os do Messenger, Xbox, Hotmail e Outlook.com.

A interface do programa também recebeu melhorias, como:

  • Janela única para as conversas:
    Skype no Linux
  • Tecla de atalho “D” para chamar o dialpad durante conversas em vídeo
  • Teclar Esc faz sair da tela cheia
  • Notificações de mensagens não lidas no meio de uma chamada
  • Diferenciação mais visível entre chamadas locais e remotas

Agora é possível rodar duas instâncias do Skype no Linux, bastando chamar o executável com o parâmetro –secondary para abrir outra sessão.

Há também suporte a links do Skype no navegador, algo que ainda não funcionava no Linux.

Além das novidades, vários bugs foram corrigidos: travamentos no vídeo ao alternar para HD; caracteres especiais nos nomes dos contatos; adição de contatos de telefone a chamadas em grupo; travamentos que ocorriam no compartilhamento de desktop; entre outras coisas.

Confira as notas e o anúncio original, em inglês.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X