Finalmente oficial: Valve cria blog para divulgar o Steam para Linux

Finalmente oficial: Valve cria blog para divulgar o Steam para Linux

Pela primeira vez a Valve falou oficialmente sobre o port do Steam e dos seus jogos para Linux: foi criado um blog especial para a plataforma, onde todos os assuntos relacionados serão publicados daqui para frente.

Rumores de um Steam no Linux circulam na internet por vários anos. A Valve suporta servidores Linux para alguns jogos baseados no Source, mas apenas no lado do servidor (a máquina que hospeda as partidas online). Todos os clientes até então sempre rodaram tradicionalmente no Windows, com alguns ports para Mac aparecendo em 2010. Agora está chegando a vez do Linux: o cliente do Steam e o Left 4 Dead 2 já foram portados. Ainda não estão prontos para o público, mas são funcionais.

Left 4 Dead 2 no Linux

Exibição do L4D2 no Ubuntu em foto do Phoronix, numa visita à Valve em abril

O desenvolvimento está sendo feito com base no Ubuntu, uma das distros mais populares. Durante a fase inicial a ideia de suportar uma única distro faz mais sentido tecnicamente, afinal é bem mais simples testar e garantir que o jogo rodará sem problemas numa base só, dada a grande diversidade de pacotes e versões de bibliotecas entre diversas distros. Mas longe de querer suportar exclusivamente o Ubuntu. O Steam e os jogos (pelo menos os da Valve) deverão rodar em outras distros atuais também, mas a dedicação a elas será deixada para depois.

Por enquanto os engenheiros estão otimizando o L4D2 para rodar com desempenho comparável ao do Windows, além de terminar todas as funcionalidades do cliente Steam em si. Posteriormente irão portar outros jogos da Valve.

Numa questão de tempo (e sorte?) provavelmente outras empresas também começarão a olhar para o Linux, aproveitando a famosa rede de distribuição do Steam. Não há garantias quanto a isso, mas seria o ritmo natural, mesmo que a passos lentos.

É bom lembrar que mesmo para Mac ainda não há tantos títulos dos “grandões” com gráficos exigentes como há para Windows, embora a quantidade de jogos tenha ganhado bastante visibilidade depois do Steam e da App Store. A vinda da plataforma e alguns jogos da Valve, por si só, não significa que o Linux ganhará muitos jogos de uma hora para outra. É um ganho a médio-longo prazo 🙂

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X