Steam e Source para Linux: o sonho está virando realidade

Steam e Source para Linux: o sonho está virando realidade

Left 4 Dead 2 no Ubuntu, sem Wine nem qualquer tipo de emulação:

Left 4 Dead 2 nativo no Linux

Isso será possível. E não só com o L4D ou outros jogos baseados no Source, mas mais, muito mais. Depois de anos de boatos e notícias furadas (agora vemos que não eram tão furadas assim) o Steam está sendo portado para Linux, junto com alguns jogos da Valve. Left 4 Dead 2 pode ser considerado velho no mercado de jogos, mas é um dos mais estáveis da Valve, sem contar que o Source foi recebendo adaptações com o tempo.

Michael Larabel do Phoronix foi convidado pelo fundador da Valve, Gabe Newell, a visitar as instalações da empresa e seu trabalho no port do Steam para Linux. Ele não pode revelar tudo de imediato, mas a notícia parece ser uma das melhores de toda a história do Linux nos desktops: o suporte a jogos no pinguim ganhará um grande patrocinador. Atualmente estão trabalhando duro para deixar tudo funcionando, inclusive procuram bons desenvolvedores com experiência em OpenGL e Linux.

Em grande parte a peça mais importante na área se dá com o OpenGL, que permitiu que o Steam fosse para o Mac, outra plataforma até então carente de jogos. Provavelmente uma boa dose de código será compartilhada. A Valve planeja lançar alguns dos seus títulos para Linux e também incentivar o port de alguns outros jogos disponíveis na sua loja, embora ela não tenha nenhuma influência direta sobre o que as outras produtoras fazem.

Não há data prevista para lançamento do Steam para Linux, mas pelo menos agora não há mais dúvida de que sim, esse dia chegará. Veja a matéria original do Phoronix (em inglês). Não há detalhes, mas (para quem curte Linux) chega a ser até emocionante ver o relato.

Left 4 Dead 2 no Ubuntu

Isso não garante que o pinguim subirá além dos 1 ou 2% de market share nos desktops (como a mídia costuma divulgar), mas sem dúvida alguma é um grande marco. Em termos de aplicativos desktop, uma grande empresa por trás dos jogos para o Linux era o que faltava, já que as outras tentativas parecem tímidas e não causaram um grande barulho.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X