Malwares no Mac: uma realidade não tão distante assim

A Apple lançou nesta semana mais uma atualização do Java para o OS X, referente ao malware Flashback, que infectou mais de 600 mil Macs pelo mundo. Como sabem, o Java no Mac é atualizado diretamente pelo mecanismo de atualizações do sistema, vindo dos servidores da Apple.

A última atualização remove o Flashback e suas variantes mais comuns, útil para quem ainda não o removeu manualmente. As atualizações anteriores apenas corrigiam a vulnerabilidade no Java que permitiu a infecção dos mais de meio milhão de Macs.

Neste momento boa parte dos usuários já deve ter recebido a atualização, mas quem deixa a verificação desativada deve ir lá e pegar pelo menos esta do Java (conheço alguns que deixam a verificação de atualizações desativada por terem conexção lenta, outros por usarem Hackintosh, etc).

Além de corrigir a falha e remover o Flashback esta atualização modifica o comportamento do sistema. Ela desativa a execução automática dos applets Java no navegador, sendo necessário ir até a seção de configurações do Java e reativá-la manualmente, no painel do sistema. Se o plugin ficar um certo tempo sem uso ele terá o carregamento automático desativado novamente.

Aos poucos vemos mais e mais malwares para Mac, algo que parecia inexistente durante as antigas campanhas publicitárias “Get a Mac”, que normalmente satirizavam a situação dos PCs com Windows. Conforme o número de usuários de Mac aumenta, naturalmete ele se torna um grande alvo, muito embora nunca irá atingir o nível dos PCs em quantidade dado o modelo de negócios atual da Apple.

Em 2008 a Apple chegou a recomendar no seu site o uso de antivírus para Mac (pouco depois o aviso foi removido). Um outro caso famoso se deu com o Mac Defender, um falso aplicativo de segurança que atacava o nível mais fácil: o usuário. Desde então a estratégia da Apple consiste em corrigir as falhas e lançar um removedor do app malicioso pelas atualizações do sistema, dispensando ferramentas de remoção de terceiros.

Este caso se deu com um problema no Java, um aplicativo de terceiros, não nativo do Mac. Fica mais um motivo para se livrar dos plugins assim que possível 🙂

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X