Apple ajuda a remover o malware Mac Defender e promete atualização

Apple ajuda a remover o malware Mac Defender e promete atualização

As pessoas que têm seus computadores infectados por malware normalmente pelo menos uma vez na vida caíram em alguma armadilha, como os chamados phishing scam. Um site falso promete alguma coisa e o usuário cai, seja diretamente, via redes sociais ou até mesmo por meio de anúncios pagos em redes de publicidade que atingem sites de busca e sites de conteúdos diversos (precisa citar nomes? :P).

O problema nem é tanto do sistema operacional, mas do comportamento do usuário. A mensagem na tela diz para fazer tal coisa, a pessoa faz… Normalmente isso é associado ao Windows, uma plataforma cheia de vírus e pragas e etc, mas como depende do usuário concordar em instalar, é independente do sistema.

A Apple vem sentindo na pele o que a Microsoft passa há vários anos. Recentemente um malware chamado “Mac Defender” se passou por anti-vírus, oferecendo solução de problemas para Macs que nem existiam. Para corrigi-los, era necessário pagar pelo produto. Como existem muitos softwares de segurança comerciais, várias pessoas caíram.

Tela do Mac Defender, falso software de segurança para Mac

Imagem do Ars Technica

Vírus para Mac não é comum, mas existe, assim como também para Linux – considerando que o Android é um sistema baseado em Linux, há inúmeros malwares para ele. Se a plataforma se torna popular, os ladrões digitais vão atacar de qualquer forma. Não compensa desenvolver apps maliciosas para atacar um sistema pouco usado, então a maioria ataca justamente usuários de Windows, causando a má impressão do sistema.

Inicialmente a resposta da Apple sobre o Mac Defender foi bastante negativa, deixando os clientes infectados sem saber o que fazer.

Isso foi remediado hoje, com a publicação de uma página de ajuda para remoção do Mac Defender. Menos mal. Mas bem que a Apple poderia ter sido mais amigável com quem tentava contatar o suporte há alguns dias.

Além das dicas de remoção manual a maçã prometeu uma atualização que em breve irá remover o Mac Defender e alertar os usuários caso ele seja baixado ou executado. É o começo de um “anti-malware nativo” no Mac. Por mais que seja um caso isolado, o próprio sistema dará conta de remover a praga – até que aparecerão outras e a situação poderá ficar complicada.

Em 2008 a Apple havia feito uma página recomendando softwares de segurança, normalmente generalizados como “anti-vírus”. A página foi removida, mas buscando pela URL dela no Google é fácil ver que era original, caso você não se lembre ou não tenha acompanhado a notícia na época.

Pode ser Windows, Linux, Mac, o que for: se o usuário cair na conversa, o cara do mal vai conseguir o que quer (normalmente dinheiro). Claro que isso não isenta outras responsabilidades de segurança do sistema, como algumas usadas em ataques sem que o usuário tenha vacilado, mas analisando por cima elas parecem ser mesmo a minoria.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X