Android recebe seu primeiro Trojan, que explora mensagens SMS

A Kapersky descobriu o primeiro Trojan especificamente destinado à smartphones e outros dispositivos baseados no sistema operacional Android. Identificado como Trojan-SMS.AndroidOS.FakePlayer.a, o malware consegue se disfarçar como um aplicativo reprodutor multimídia, e pergunta ao usuário se este permite a instalação de um arquivo que aparentemente é um .APK convencional, que possui somente 13 KB. Uma vez instalado, o Trojan envia SMS a alguns números de celulares sem o conhecimento do usuário, permitindo aos criminosos obterem dinheiro a partir da conta da vítima.

A empresa especializada no combate a malwares nota que a categoria Trojan-SMS é atualmente o tipo mais predominante em pragas para celulares, e este recém descoberto já infectou um grande número de aparelhos. Embora seja o primeiro Trojan para o sistema operacional móvel do Google, a Kapersky informa que o primeiro spyware feito para essa plataforma apareceu no ano passado.

É esperado que o Android atraia cada vez mais a atenção de hackers, já que o sistema operacional rapidamente se expandiu a uma quantidade grande de smartphones. A Kapersky recomenda que os usuários fiquem atentos aos pedidos dos aplicativos, especialmente aqueles requisitando algum tipo de acesso, como às mensagens e ligações.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X