VMware WSX: um cliente web em HTML 5 para máquinas virtuais

VMware WSX: um cliente web em HTML 5 para máquinas virtuais

Um dos recursos mais interessantes das futuras versões do VMware Workstation é um cliente web para as máquinas virtuais feito em HTML 5. Isso permite acessar qualquer máquina virtual a partir de outro computador na mesma rede ou até mesmo pela internet, embora a latência e largura de banda possam prejudicar a experiência.

Cliente web para o VMware: tudo sem plugins no navegador

O WSX, como está sendo chamado, é composto de um servidor web que precisa ser instalado em algum local (para fins de testes normalmente ele fica na mesma máquina onde roda o VMware). Ele acessa as máquinas virtuais e replica a saída de vídeo para clientes por meio de uma página da web. Toda a construção das janelas, ícones, elementos, pixels individuais e o que mais vier é feita usando recursos do HTML e CSS. Funciona na maior parte dos navegadores atuais, e tende a ficar melhor ainda no futuro (há alguns bugs no estado atual).

Máquina virtual do VMware sendo acessada pelo cliente web no iPad

Além de facilitar radicalmente o acesso por meio de outros clientes corporativos, o WSX possibilita o acesso pelo navegador do iPad, sendo uma solução eficiente para “rodar Windows no iPad” sem depender de gambiarras ou serviços de terceiros – como o OnLive Desktop que, inclusive, aparentemente viola licenças da Microsoft. No caso do Windows virtualizado acessado com o WSX, desde que você possua a licença correta para uso virtualizado (em quantidade de usuários e tudo mais), não há problema algum.

Segundo o pessoal envolvido no projeto, é possível até mesmo rodar um vídeo 720p no YouTube dentro de uma VM acessando-a pelo Chrome ou Firefox num PC moderno, sem perceber tanta redução na taxa de FPS ou qualidade.

Vídeo no Windows XP virtualizado, sendo acessado pelo navegador no Linux

Veja mais sobre o WSX aqui. Para testar tudo isso basta usar o VMware Workstation Technology Preview 2012, que pode ser baixado gratuitamente e já inclui o servidor web (expira em 15 de outubro). Por enquanto apenas a versão para Linux conta com o WSX. Só para lembrar, o nome WSX é temporário enquanto não decidem um nome comercial final.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X