Windows Live Messenger agora permite clientes alternativos, com acesso oficial via XMPP

A relação da MS com a comunidade de desenvolvedores independentes parece estar mudando nos últimos anos. Aos poucos, várias coisas foram mudando na relação dela com o software livre, embora o Windows e suas outras formas de ganho continuam sendo proprietárias e protegidas por diversas patentes. Agora o grupo introduziu suporte a XMPP no Messenger – o Windows Live Messenger, famoso “MSN”.

Isso permite que clientes alternativos acessem o serviço da MS, possibilitando o chat com os amigos do “MSN” em várias plataformas e dispositivos. Até então muitas ferramentas já se comunicavam com o Messenger por outros métodos. Isso parece ser algo que a MS não gostava há alguns anos atrás, já que de vez em quando ela mudava as especificações e os clientes deixavam de funcionar. E pior, ficavam sem suporte na hora de implementar as alterações necessárias, algo que muitos desenvolvedores conseguiam “na raça”.

Suportando XMPP (Extensible Messaging and Presence Protocol) agora tudo deve ficar mais fácil. Os inúmeros clientes alternativos, como os disponíveis para Linux, poderão contar com um canal oficial de acesso ao Messenger, sendo algo mais confiável e provavelmente mais estável.

Aos interessados, a autenticação no cliente se dá por OAuth 2.0. Ela até publicou alguns exemplos de código para facilitar o desenvolvimento. No github há um exemplo para Android.

O Google Talk e o chat do Facebook são bons exemplos de bate papo que suportam XMPP, protocolo anteriormente conhecido como Jabber. Finalmente um dos mensageiros mais populares do mundo aderiu ao padrão.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X