Mint 12 RC traz novidades interessantes para uso do GNOME 3 num ambiente tradicional

Mint 12 RC traz novidades interessantes para uso do GNOME 3 num ambiente tradicional

No final de semana foi publicado o Release Candidate do Linux Mint 12 “Lisa”, trazendo novidades interessantes para quem não curtiu o GNOME 3. Sendo visto como um “Ubuntu ainda mais fácil de usar”, mais amigável com pacotes diversos pré-instalados, o Mint tem recebido cada vez mais atenção. Até mesmo tomou o lugar do Ubuntu no DistroWatch.com recentemente, ficando em primeiro lugar no ranking. Isso não garante que ele está mais usado no dia-a-dia, mas mostra uma grande procura. E não é à toa, é muito bem recomendado para quem acha o Ubuntu um pouco “cru” demais.

Mint 12 "Lisa"

O Mint 12 vem com o GNOME 3 com o MGSE: Mint Gnome Shell Extensions. O MSGE é uma camada do desktop projetada especificamente para o GNOME 3, possibilitando usar a nova versão do GNOME da forma mais tradicional do ponto de vista do ambiente do Mint. Ele vem com alguns componentes para tornar a experiência bem próxima às das versões anteriores do Mint, sendo ideal para quem quer algo mais clássico mas moderno ao mesmo tempo, dispensando a reinvenção das modas pelo GNOME e Unity. Os componentes podem ser desativados, então é possível obter o GNOME 3 natural se assim o preferir.

Menu do Mint 12

Além do menu, da barra de tarefas, ícones de notificação visíveis e etc, o MSGE oferece um alternador de tarefas com foco em tarefas, não aplicativos. Como resultado ele exibe janelas, não instâncias de programas, sendo mais prático:

Alternador de tarefas (não necessariamente aplicativos)

Como ele roda sobre o GNOME 3, recursos nativos da nova versão do GNOME continuam funcionando.

De quebra o Mint também está sendo otimizdo para o MATE, um fork do GNOME 2. Ele está presente na edição em DVD do Mint. Quem instalou o sistema pela versão menor, em CD, pode instalar este ambiente mandando instalar o pacote mint-meta-mate.

Tanto o mintDesktop (já no RC) como o mintMenu (este só na versão final, em breve) serão otimizados para o MATE, oferecendo basicamente a mesma experiência do Mint anterior.

O MATE ainda é interessante pois pode ser mantido instalado lado a lado com o GNOME 3, sem ter problemas com pacotes ou dependências que você teria ao tentar instalar os GNOME 2 e 3 no mesmo sistema. Como fork em estágio inicial de desenvolvimento, o MATE ainda tem alguns probleminhas. Parece que a ideia dará certo, fazendo para o GNOME aquilo que o Trinity fez para o KDE 3.5.

Complementando sobre o visual, o Mint 12 vem com um novo tema chamado Mint-Z:

Tema do Mint12

Há mais detalhes na lista de novidades e no anúncio, assim como os links de download (nestas mesmas páginas). Note que ainda é o Release Candidate, faltam alguns dias para a versão final.

O Mint 12 é baseado no Ubuntu 11.10, kernel Linux 3.0 e GNOME 3.2. Espera-se que no futuro o LMDE (baseado no Debian) também seja atualizado com os recursos implementados nesta edição.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X