Alguns pontos negativos do Windows 8 no estado em que se encontra

Alguns pontos negativos do Windows 8 no estado em que se encontra

Este artigo do Extreme Tech destaca 5 problemas do Windows 8 que não foram resolvidos no Developer Preview. Com a interface Metro e todos os novos recursos, alguns paradigmas clássicos foram quebrados, o que está gerando uma série de reviews negativos.

Antes de comentar os 5 maiores problemas, deve-se observar que não temos à disposição uma versão final do sistema. Nem beta ela é, então não dá para reclamar. O Developer Preview é voltado a desenvolvedores, para começarem o trabalho nas apps para o sistema. Todas as perfumarias e arestas a aparar foram deixadas para depois, com foco na plataforma de desenvolvimento. Para um developer preview (algo como um beta do beta, ou alpha não nomeado) até dá para dizer que a interface do Windows 8 foi bem trabalhada.

Tendo ciência disso, é claro que não é exagero comentar sobre os problemas enfrentados, que deverão ser corrigidos na versão final – se não forem, o sistema terá de tudo para fracassar nos desktops, sendo um novo Windows Millennium ou Vista em aceitação, só que dessa vez por questões de usabilidade.

Multitarefa

Com a interface híbrida entre Metro e desktop tradicional as habilidades para alternar entre as tarefas ficaram prejudicadas. Arrastar o dedo pela lateral esquerda da tela permite alternar para um aplicativo por vez, em sequencia, e não é nada agradável de se fazer com o mouse. Quem tem 10 apps Metro abertas sofre para alternar entre elas num tablet. Falta uma tela que liste todos os aplicativos, como no iOS e Android. No desktop dá para teclar Alt + Tab e ver as janelas em execução, incluindo os programas Metro. Mas como fica isso nos tablets?

Rodar 10 programas ao mesmo tempo num tablet não é algo para muita gente, mas mesmo com 3 ou 4 programas isso já começa a se mostrar irritante.

Para piorar, as apps Metro não aparecem na barra de tarefas do desktop tradicional.

Não dá para fechar as apps Metro

Isso mesmo, não há um modo prático para encerrar os programas. Fica faltando um botão fechar na barra de ações, que aparece à direita. Para fechar os programas estilo Metro dá para usar o gerenciador de tarefas, mas não é nada prático.

Salvo algumas exceções (como atualizações em segundo plano), a maioria dos programas com estilo Metro não consumirão recursos do processador enquanto estiverem suspensos. Mas pela questão do uso de memória ou simples desejo de controle do sistema, é essencial que eles possam ser fechados, o que não ocorre ainda.

Adeus, menu Iniciar

As três últimas queixas do texto do Extreme Tech referem-se ao menu Iniciar. O menu Iniciar como o conhecemos não faz parte dos planos para o novo Windows. Ele pode ser acessado no Developer Preview, mas não há garantias de que continuará na versão final.

Uma das melhores coisas do menu Iniciar do Windows 7, o campo de busca, continua parcialmente funcional na nova tela inicial. Basta ir para a tela de início e sair teclando alguma coisa que a busca é aberta. Só que a busca não é exatamente como antes: você precisa optar se quer pesquisar por programas, configurações ou arquivos.

Tela de busca do Windows 8

Isso, por si só, pode reduzir a produtividade, o que a princípio não é nada bom.

Desligar ou reiniciar o sistema é outra tarefa que exige mais cliques.

Menu que aparece ao passar o mouse no botão de início

Opções para desligar: 3 cliques (menu, botão Power e depois Desligar)

Sua posição provavelmente ficou escondida porque os usuários não costumam desligar os tablets, já que o modo de espera cumpre seu papel sem descarregar rapidamente a bateria. Mas e nos desktops? O trabalho atual para desligar é um pouco chato, sendo necessário abrir o item Configurações no menu, para ter acesso a comandos como desligar, hibernar ou reiniciar. Isso precisa ser resolvido na versão final, pelo menos na interface para desktops e notebooks.

Antes de reclamar que tudo isso irá prejudicar de fato o novo Windows, volte ao segundo parágrafo 😉

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X