Ative o menu Iniciar clássico no Windows 8 [atualizado]

Ative o menu Iniciar clássico no Windows 8 [atualizado]

Se você baixou o Windows 8 developer preview e não gostou da tela de entrada que toma o lugar do menu Iniciar, uma boa notícia: o menu Iniciar antigo (do Windows 7) continua disponível.

Menu Iniciar do Windows 7/Vista/XP no Windows 8: ideal para quem prefere o antigo

Não sabemos se ele ficará disponível na versão final ou não. Pelo menos no developer preview liberado ontem ele pode ser ativado rapidamente pelo editor do registro.

Vá ao Executar (tecla do logo do Windows + R) e digite regedit. Navegue até o caminho:

HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer

E altere o valor do item RPEnabled de 1 para 0.

Opção para ativar o menu Iniciar tradicional

Fazendo isso o menu ficará como exibido acima. Percebi que, se clicar bem no canto inferior esquerdo mesmo, a nova tela de entrada é chamada, independente desta configuração. Clicando mais do meio do botão Iniciar para cima, o menu anterior é aberto.

Se a Microsoft quer agradar os clientes atuais, que usam o Windows no desktop, é bom que ela mantenha esta possibilidade na versão final, o que eliminaria a necessidade de ficar alternando para a outra tela. É um processo que não demora, roda de forma bem suave, só que pode irritar pela questão visual. Afinal, por mais alguns bons anos, os usuários de Windows continuarão usando nos desktops e notebooks as aplicações clássicas.

Atualização: ao fazer isso, o Explorer perdeu a interface Ribbon.

Explorer sem o Ribbon no Windows 8, com RPEnabled = 0

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X