Samsung é obrigada a retirar Galaxy Tab 7.7 da IFA 2011

Samsung é obrigada a retirar Galaxy Tab 7.7 da IFA 2011

A feira de eletrônicos IFA está a todo vapor em Berlim até o dia 7, mas a Samsung não pode comemorar tanto: um tribunal de Dusseldorf, Alemanha, impediu a distribuição do Galaxy Tab 7.7 por lá. Ele foi removido dos stands da Samsung, e no pouco material sobre o mesmo ficou clara a inscrição “Não está à venda na Alemanha”.

Galaxy Tab

A Apple move processos contra a Samsung em vários países alegando violação dos direitos sobre o design do iPad. A princípio o objetivo não é atacar o Android, pelo menos nesse caso, mas é claro que ele preocupa – e muito – a grande maçã. O caso mais famoso foi na própria Alemanha, com a proibição da venda do Galaxy Tab 10.1 nos países da União Europeia.

Um outro caso que tem causado grandes dores de cabeça para a empresa coreana se dá na Austrália, com o adiamento do lançamento do mesmo tablet. Tudo a pedido da Apple. Sobre a IFA nesta semana, “a Samsung respeita a decisão do tribunal”, disse James Chung, porta-voz da empresa na Coreia do Sul. Ele ainda desabafa dizendo que “a decisão limita severamente a escolha do consumidor na Alemanha”.

A novela ainda vai longe. Vários tablets têm o visual parecido com o iPad. Apesar de algumas variações aqui e ali, não dá para fugir muito do padrão ao considerar esse tipo de dispositivo. Até mesmo conceitos antigos já apresentavam um visual parecido, numa comparação bem humorada com equipamentos eletrônicos exibidos no clássico filme de 1968: 2001: Uma odisseia no espaço.

A Apple quer a todo custo tirar o Galaxy Tab do mercado, e provavelmente irá atacar outros fabricantes quando conseguir maiores conquistas. As vendas de tablets com Android na mesma faixa de preço do iPad não animam, mas mesmo assim esses casos acabam chamando a atenção justamente para o outro lado. Ela só não conseguiu grandes avanços em processos parecidos em mais países pelas diferenças nas leis que tratam dos direitos sobre o design do produto, que não são aceitas ou engolidas facilmente em outros locais.

Ainda sobre o Galaxy Tab… Uma nova decisão na Alemanha deve ser dada agora, no dia 9 de setembro, em que a Samsung espera obter a vitória. Falando nele, o modelo 10.1 começa a aparecer no Brasil mas o preço não anima nada, nada, considerando a popularidade e a faixa de preço do iPad.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X