Samsung: design do iPad não é original, veio do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço

Samsung: design do iPad não é original, veio do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço

Um dos motivos alegados pela Apple ao querer tirar o Galaxy Tab do mercado é que ele imita o visual do iPad, visual esse “protegido por patentes”, como esta, esta e esta. Há ainda uma outra que trata da rolagem, rotação e design dos elementos na tela, anteriormente usada contra a HTC e Nokia. Detalhes do pedido na justiça estão no blog FOSS Patents, que gosta de publicar materiais relacionados a isso. A Apple move processos em vários países. O caso que mais repercutiu foi na Europa, mas o que está em questão agora se dá nos Estados Unidos mesmo.

Algo bastante curioso foi notado pelo mesmo blog: segundo o material publicado lá, a Samsung apresentou evidências de que o design do iPad não é original num processo nos EUA. Ele é muito mais antigo do que parece.

Chega a ser cômico: um tablet parecido com o iPad foi exibido no clássico filme de Stanley Kubrick. Título de 1968: “2001: A Space Odyssey” (2001: Uma Odisseia no Espaço).

Cena do clássico filme: o design do iPad não foi algo novo

Em anexo como Exibição D está uma cópia verdadeira e correta de uma imagem retirada do filme de 1968 de Stanley Kubrick, “2001: Uma Odisseia no Espaço”. Num clipe do filme que dura cerca de um minuto, dois astronautas estão comendo e usando ao mesmo tempo computadores pessoais [na forma de]tablets. O clipe pode ser visto online em http://www.youtube.com/watch?v=JQ8pQVDyaLo. Quanto ao design defendido pela patente D’889, o tablet exibido no vídeo tem uma forma geral retangular com uma tela dominante, bordas estreitas, uma superfície frontal predominantemente plana, uma superfície traseira plana (o que é evidente porque os tablets estão na superfície de uma mesa plana) e são finos.

O link deste vídeo no YouTube foi referenciado no material:

Por mais hilário que pode parecer, a Samsung parece ter razão. O design do iPad não tem muito de especial: um retângulo com bordas arredondadas, preto, com a tela no centro… É natural que novos tablets sejam parecidos com ele, embora algumas variações limitadas podem ser feitas. Por mais que tenha sido o primeiro a se popularizar, é difícil engolir que a Apple deve ser a única a usar esse layout. No caso dos smartphones é a mesma coisa: um retângulo normalmente preto com uma tela ocupando quase toda a área…

O direito da exclusividade sobre esse design para a Apple pode cair por terra dependendo do juiz, afinal fica bem claro no filme que aquele layout já existia bem antes do iPad. Apesar disso o iPad foi o primeiro dispositivo a popularizar os tablets e gerar uma grande onda de interesse por dispositivos desse tipo, já que as tentativas de criação de tablets anteriores sempre acabaram fracassadas.

A princípio a ideia da Samsung é anular essas patentes da Apple, pois com a cena do filme a mesma estaria provando, ou pelo menos evidenciando, que a “invenção” (o layout, nesse caso) já existia muito antes da Apple conseguir as patentes dela. Se as patentes forem anuladas, esse processo da Apple seria perdido e ela teria que correr atrás de outro motivo para dificultar a venda do tablet concorrente. Talvez até dê certo, abrindo precedentes para que outras empresas nem cheguem a ser processadas pela Apple. O que está em jogo neste caso é o layout físico, então não há problema nenhum ao considerar a diferença no sistema operacional dos tablets do filme, do iPad e do Galaxy Tab.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X