Bomba: HP descontinua o WebOS, fim do Palm Pre e do TouchPad

Bomba: HP descontinua o WebOS, fim do Palm Pre e do TouchPad

Em um passado distante, o Palm OS já foi a plataforma móvel mais usada, reinventando o ramo dos organizadores pessoais. Durante vários anos, “organizador pessoal” era sinonimo de Palm, e a facilidade de uso e praticidade do sistema fez com que ele resistisse ao ataque de rivais teoricamente mais modernos, como o Windows CE e o EPOC.

Entretanto, o crescimento dos smartphones fez com que os Palms perdessem terreno rapidamente. A Palm bem que tentou adaptar o sistema para uso em telefones, dando origem à linha Treo, que desfrutou de um relativo sucesso no início, mas logo naufragou em meio a um misto de descaso e incompetência da Palm, uma história que contei em 2008.

A Palm teve uma segunda chance com o lançamento do WebOS, um sistema moderno, baseado em Linux e da subsequente compra pela HP, que injetou dinheiro no desenvolvimento do sistema e criou novos canais de venda para o Palm Pre, fazendo todo o sistema para popularizar o sistema.

Com a febre dos tablets, a HP se apressou em adaptar o sistema para uso em tablets, dando origem ao TouchPad, que parecia ser uma plataforma promissora:

Entretanto, as fracas vendas do TouchPad, que se somaram o número modesto de unidades do Palm Pre e do Veer vendidas nos últimos anos, fizeram que que a HP jogasse a toalha e anunciasse a descontinuidade de todos os dispositivos com o WebOS essencialmente colocando o último prego no caixão da Palm.

Como se não bastasse, a HP anunciou também que está vendendo sua unidade de manufatura de PCs, ficando apenas com as suas operações no ramo de servidores, impressoras, eletrônicos, softwares, etc.

Com relação ao WebOS, o pronunciamento da HP inclui apenas um vago “a HP irá continuar a explorar opções para otimizar o valor do WebOS”, o que pode indicar que pretendem manter os planos de usá-lo em impressoras e refrigeradores com telas touchscreen, como uma plataforma leve de acesso à web e outras funções, ou simplesmente vender o sistema para alguma outra empresa interessada em tentar a sorte.

A falha da HP mostra claramente como o mercado está se concentrando em torno do Android e do iOS, com uma possível (embora ainda incerta) participação da Microsoft com o Windows Phone e a versão ARM do Windows 8. A guerra entre as plataformas móveis se tornou uma briga de cachorro grande e as chances de novos players entrarem com força no mercado daqui em diante é cada vez menor.

Para quem quer comprar um TouchPad para guardar de lembrança, a boa notícia é que eles tendem a se tornar bem baratos daqui em diante, já que a HP está com um estoque grande deles encalhado. Apenas a Best Buy está com 200.000 unidades encalhadas, esperando que a HP volte para buscá-las …

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X