Depois de tanta zona no Orkut, onde qualquer um pode ter 10 perfis com nomes e fotos falsas e tudo mais, o pessoal do Google resolveu pegar pesado na nova rede social deles, o Google+. É necessário usar o nome real, não pode pseudônimos nem apelidos. A empresa encoraja os usuários a colocarem o nome completo. Apelidos e “segundos nomes”, pseudônimos ou qualquer outro tipo de “nome” devem ficar em outro campo no perfil.
Pelo que parece isso está sendo levado ao pé da letra: muita gente anda tendo suas contas bloqueadas e/ou canceladas desde o lançamento da rede.
Por esses dias o ex-funcionário da Google Kirrily “Skud” Robert teve sua conta bloqueada, e relatou o processo. No caso dele apenas o perfil foi suspenso.
Entre as “provas” de que ele era ele mesmo, ele podia mandar alguns detalhes como documento com foto (borrando números e outras informações pessoais) e links na web, incluindo páginas do Facebook.
Ele continuava vendo o stream público, mas não podia participar comentando, nem mesmo ver seus “círculos”. A novela não terminou tão bem, tendo mais enrolação ao tentar reativar a conta. A resposta depois do pedido de correção veio como se ele tivesse excluído o perfil no Google, o que não fez.
Há vários outros casos de contas suspensas pelo mesmo motivo, usando a pesquisa do próprio Google é fácil ver que é “normal” isso.
Infelizmente para usuários com menor “poder” a restauração da conta pode ser difícil, e segundo alguns relatos, até mesmo outros serviços da Google podem ser afetados em banimentos mais graves, como o Gmail ou YouTube.
É bom ficar atento ao Google+, já que há o risco de perder vários anos de história e dados importantes no e-mail, ou pelo menos, de perder o acesso a tais dados por um tempo. Usar outra conta para o Google+ não faz tanto sentido, já que será necessário ficar logado nela para clicar no “+1” nos sites por aí e ficar alternando para ver os perfis, amigos, etc. Quem se sentir mais seguro pode desativar o Google Profile por conta própria, indo nas configurações da conta (ícone no topo à direita). Dá para manter os outros serviços que não dependem do perfil, como Gmail, contatos, Picasa, Blogger, AdSense e AdWords, etc.
É, parece que nos últimos anos estamos vendo uma inversão daquela imagem da Google e sua frase “don’t be evil”.
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