Notebooks com processadores ARM podem atingir 23% das vendas em 2015

Notebooks com processadores ARM podem atingir 23% das vendas em 2015

As previsões de que os processadores ARM abocanharão uma fatia considerável do mercado de PCs nos próximos anos continuam com cada vez mais força, alimentadas pela confirmação da Microsoft de que o Windows 8 rodará em processadores ARM, oferecendo uma experiência de uso consistente nas duas plataformas. É bem verdade que a grande maioria dos aplicativos x86 jamais serão portados para a nova plataforma (a menos que rodem sobre algum lento sistema de emulação), mas a Microsoft parece convencida de que o bom interesse do público será suficiente para convencer um número suficiente de desenvolvedores a portarem seus aplicativos.

A última rodada de previsões foram publicadas pela iSuppli, que afirma que os SoCs ARM desembarcarão nos notebooks ainda em 2012 e conquistarão 23% do mercado total até o final de 2015:

Vale lembrar que o mercado de desktops já está em declínio de alguns anos para cá por conta da popularização dos notebooks. Cada vez mais usuários substituem seus velhos desktops por notebooks fininhos e muitos dos usuários que já fizeram a migração nos anos anteriores estão adiando os upgrades em favor da compra de um tablet ou smartphone.

Em parte, um dos grandes motivos desta erosão é o simples fato de que os processadores x86 atingiram um nível de desempenho suficiente para a maioria das aplicações anos atrás e processadores mais recentes têm falhado em oferecer grandes ganhos de desempenho em relação às gerações anteriores. No final da década de 90 seria impensável que alguém ficasse 4 ou 5 anos com o mesmo PC e ainda assim fosse capaz de rodar softwares atuais, mas hoje em dia é perfeitamente plausível ver um PC de 4 ou 5 anos atrás (como um Phenom ou Conroe) atualizado com 2 ou 4 GB de RAM e rodando o Windows 7 ou Ubuntu com tudo o que tem direito.

Se um usuário tem suas necessidades atendidas pelo PC atual, é muito mais plausível que ele dê preferência à compra de um tablet ou outro gadget (muito provavelmente baseado em um processador ARM) em vez de trocar o PC. E, se as previsões se concretizarem, pode ser que os ARMs virem o jogo e passem a atacar a própria casa dos chips x86, com opções de notebooks de baixo custo rodando a versão ARM do Windows 8 ou diferentes distribuições Linux. O x86 continuará dominando o high-end, mas pode ser que os ARM entrem com forma no low-end e mid-range, com SoCs ARM 15 com 4 ou 8 núcleos competindo de igual para igual com os chips x86 mais simples. É uma briga para se acompanhar com atenção.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X