Alibaba: seria o início da nova era de sistemas operacionais, para portáteis, baseados na nuvem?

A Alibaba, mais conhecida no exterior por seus sites de comércio eletrônico, já está trabalhando no desenvolvimento de seu próprio sistema operacional para smartphones, segundo uma fonte anônima próxima ao assunto disse ao Wall Street Journal nesta segunda-feira. O SO teria como essência os serviços baseados na nuvem, ao contrário dos sistemas operacionais populares atuais, como o iOS da Apple e o Android do Google, que requerem o download de aplicativos. Isso significa que o software da Alibaba será extremamente dependente de acesso à Internet e assinaturas de planos.

Inicialmente, o sistema operacional será lançado na China, embora nada o impedirá de ser utilizado em outros mercado ao decorrer do tempo. Não há nenhuma indicação de quais fabricantes de hardware adotariam o SO, mas se o Alibaba atingir seus objetivos, a fonte acredita que uma grande fatia de cidadãos da China passariam a usar smartphones. É muito provável que a Alibaba amarrará o sistema a muitos de seus sites existentes.

No início deste ano, o CEO do serviço de buscas líder na China, o Baidu, disse que a empresa tem planos de desenvolver um sistema mobile leve, com o objetivo de permitir aos usuários terem uma interface baseada em buscas, e que os smartphones liguem em 1 segundo apenas.

Tanto o Alibaba quanto o Baidu tem benefícios fiscais imediatos com os sistemas, já que mais usuários usariam seus serviços e websites. Além disso, para estas empresas haveria uma maior independência com relação às empresas americanas, como o Google ou a Microsoft, já que não há a necessidade de licenciamento e nem do uso do motor de busca destes.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X