Apple divulga mais detalhes da migração do MobileMe para iCloud

Apple divulga mais detalhes da migração do MobileMe para iCloud

A Apple divulgou mais detalhes sobre a transição do MobileMe para o iCloud. Como muitos sabem, o iCloud é o novo serviço na nuvem da Apple, que substitirá o antigo MobileMe e trará novos recursos. Ele será gratuito para usuários do iOS 5 e Mac OS X Lion, oferecendo 5 GB de espaço. Será possível pagar por mais espaço, mas os planos ainda não foram divulgados.

MobileMe - iCloud

A maior parte dos serviços continuará existindo: e-mail, contatos, agenda, bookmarks, Find My iPhone e Back to My Mac. As três funcionalidades descontinuadas são o iWeb, Gallery e iDisk.

Migração do MobileMe para iCloud

Quem tinha uma conta ativa do MobileMe até 6 de junho teve o serviço prorrogado até 30 de junho de 2012. Lá o MobileMe deixará de funcionar e a transição para o iCloud estará completa, eliminando os três serviços citados.

A parte mais chata para quem usava o iWeb é a perda da hospedagem no me.com, o que resulta na perda do site pessoal, dos links existentes para ele, etc (exceto para quem usava domínio próprio, que poderá manter o domínio com outra empresa). Como já comentado, será necessário migrar para outro serviço de hospedagem. Os dados do iDisk também precisarão ser salvos antes que sejam excluídos com o fim do serviço, além das fotos da galeria. Bem que a Apple poderia oferecer uma solução mais elegante e automática para essa migração.

Outro ponto negativo: quem usa contas separadas para o MobileMe e iTunes não poderá unificá-las no iCloud. Será possível mover seu e-mail e outros dados para o iCloud, mas sua conta do iTunes continuará independente. Isso deverá irritar na hora de fazer login nos serviços.

A página com as perguntas e respostas sobre as mudanças pode ser vista aqui. O lado bom do iCloud é que, além de ter várias partes gratuitas, as músicas compradas, apps, livros, entre outras coisas, não entram na contagem dos 5 GB.

Quem pretende usar o serviço na sua totalidade precisará do iOS 5 ou do Mac OS X Lion. Falando nisso, a atualização liberada recentemente será essencial para permitir a compra do OS X Lion pela Mac App Store.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X