Firefox 4 não terá mais atualizações de segurança: simplesmente baixe o 5

Com o novo esquema de versões do Firefox, estilo Chrome, as versões têm um tempo de vida bastante curto. Inclusive no que se trata de atualizações de segurança: o Firefox 4 não deve ser mais atualizado, a menos que alguma “grande” falha seja descoberta. A última versão do Firefox 4 foi a 4.0.1, lançada em 28 de abril, justamente com correções de falhas de segurança.

Anteriormente, com novas versões num ritmo devagar, era comum a Mozilla manter atualizações de segurança para as versões anteriores por bastante tempo. Com o novo ritmo acelerado, a coisa muda: o objetivo é que os usuários sempre usem a versão mais atual. Resumindo, a atualização de segurança planejada para o Firefox 4 é o Firefox 5, lançado nesta semana.

A mensagem foi dada por Asa Dotzler, funcionário da Mozilla, na lista mozilla.dev.planning. Tem gente que quer continuar com o Firefox 3.6, que deixou de receber atenção. O Firefox 4 já teve suas semanas de vida, e agora é a vez do 5, que daqui algumas semanas dará lugar ao 6…

No sistema de versões anterior fazia mais sentido segurar um pouco mais as versões antigas, visto que as novas traziam tantas mudanças que problemas eram comuns – geralmente envolvendo extensões. No caso da mudança do Firefox 4 para o 5 a situação é bem diferente, já que o 5 não altera nada de radical no 4 (é muito diferente do tempo da migração do Firefox 2 para 3 ou 3 para o 4).

Muita gente discorda da posição da Mozilla, mas aparentemente tem tudo para dar certo. Atualizações mais rápidas, novos recursos chegam sem precisar esperar outros serem terminados, etc. Enfim, é o que se espera de um rolling release. Se você quer estar seguro, use as novas versões sempre que possível. Para os desavisados que continuarem com o 4, novas correções de segurança só virão se forem realmente essenciais, por problemas graves, o que parece que será difícil.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X