Mozilla confirma: Firefox 4 será nosso último grande lançamento

A Mozilla vai oficialmente mudar a maneira como lida com as atualizações do seu navegador Firefox, optando por uma abordagem ao estilo Google Chrome (para variar só um pouco). Isso significa que vai liberar atualizações relativamente pequenas, logo que estejam disponíveis, ao invés de esperar para liberá-las como parte de uma grande atualização; ou seja, aos poucos em vez de tudo numa tacada só. Além disso, o vice-presidente de produtos da Mozilla, Jay Sullivan, disse em entrevista ao PCPro que o Firefox 4 será o último grande lançamento da empresa.

Sullivan disse que quer ver os usuários recebendo as atualizações com maior rapidez, e um exemplo seria a tag de vídeo, que ficou pronta em junho, mas ainda não foi lançada junto ao navegador, e será apenas na versão 4 da raposa. E claro, com isso se perde usuários, que preferem navegadores cujas novidades aparecem com maior velocidade.

O Google conseguiu ganhar uma significativa quota de mercado para o Chrome, em um calendário que libera poucas mas interessantes adições ao aplicativo em intervalos de apenas seis semanas; o Chrome 9 foi lançado há um mês, e já temos o Chrome 10 beta. Já a Mozilla tem se focado em atualizações monolíticas, e aos poucos tem perdido fatias no mercado.

A Mozilla ainda alterou a forma como lida com as versões beta do navegador. O Firefox 4, por exemplo, teve 12 betas, enquanto versões anteriores tiveram apenas três ou quatro. Os grandes números não são significativos, alega Sullivan, uma vez que existem menos recursos adicionados por beta, mas mais deles.

O Firefox 4 sofreu um grande atraso, já que o primeiro candidato a beta foi lançado em 29 de junho de 2010. A versão Release Candidate do Firefox 4 chegará dentro de algumas semanas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X