Quer baixar o Firefox 5 antes do lançamento?

Quer baixar o Firefox 5 antes do lançamento?

O lançamento do Firefox 5 é esperado para amanhã, dia 21 de junho. Mas os arquivos já estão nos servidores FTP da Mozilla desde o final da semana. Quem não quer esperar, pode aproveitar e baixá-lo desde já:

ftp://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/5.0/

Firefox 5

A atualização automática só deverá funcionar depois do lançamento oficial, mas basta instalá-lo por cima fazendo uma atualização manual mesmo.

Aparentemente o link com o redirecionador esperado funciona: aqui para Windows, aqui para Linux e aqui para Mac OS X.

Nas pastas no servidor FTP havia um arquivo index.html que dizia que o Firefox ainda não está pronto (exemplo do link para Mac). Como é um servidor FTP e não HTTP, o index.html não é usado para impedir a listagem dos diretórios 😛

Tudo indica que sim, as versões disponibilizadas lá são realmente do Firefox 5 final. A Mozilla tem que preparar os servidores com uma certa antecedência, afinal são muitos arquivos, em vários idiomas… Mas se você não se sentir seguro, tudo bem, aguarde até o dia 21.

Os recursos do Firefox 5 já foram bem comentados anteriormente, como na notícia do beta. Há suporte para animações em CSS, a configuração mais fácil de privacidade Do Not Track e várias melhorias espalhadas nas outras partes do programa. Em termos de interface segue a mesma coisa do 4. Muitos usuários devem perceber uma melhora significante no consumo de memória, área em que o Firefox 4 foi bastante criticado.

Para quem não está acostumado, é bom já se preparar: o Firefox adotou um esquema de versões mais rápidas depois do Firefox 4. Similar ao Chrome, as novas versões vão aparecendo rapidamente com menos recursos. Se por um lado isso é ruim, por outro é muito bom: muitas novidades vão sendo apresentadas aos poucos, entregues num tempo menor do que seria se tivéssemos que esperar terminar várias outras. Os constantes atrasos no Firefox 4 devem ter sido responsáveis pela decisão final da Mozilla em adotar o modelo de versões do Chrome.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X