Computação em nuvem: vários posts no Blogger foram perdidos

Nuvem, nuvem: grandes tempestades, furacões e todo tipo de catástrofe prejudicaram o Blogger, serviço de blogs gratuitos do Google.

Durante uma manutenção agendada nesta semana, algo deu errado e parou o Blogger. Deu errado é pouco, deu muito errado. As contas ficaram bloqueadas por mais de 24 horas, usuários sem poder postar nem editar os artigos e comentários.

O status da operação de correções foi reportado numa página especial. Todos os posts e comentários de 11 de maio feitos depois das 7:37 PDT foram removidos. Eles dizem que estão tentando colocar todos de volta, mas pelo visto ainda estão longe de terminar.

Pelo menos eles tinham um backup razoavelmente recente. Mas aí fica uma questão: e a segurança da computação em nuvem, cadê?

Nessas horas dá para se perguntar se vale a pena realmente confiar em entregar todos os seus dados para uma empresa, sem ter cópia local confiável (algo que o Google deseja impor com o Chrome OS, forçando o uso do Docs, por exemplo).

Para quem não usa os serviços parece mais um problema qualquer, um caso isolado que nunca vai acontecer com você. Mas para quem teve textos no Blogger perdidos, e que podem não ser recuperados… É, muito chato.

Isso aconteceu com uma empresa gigante, muito grande, que investe pesado em tecnologia, redundância, proteção dos servidores. Imagine então o que poderia ser causado em serviços de empresas menores, que simplesmente alugam um dedicado ou “cloud” e passam a oferecer serviços “na nuvem”.

O problema afetou até mesmo alguns blogs do Google, visto que o post com o anúncio do canal /music no YouTube está fora do ar como se nunca tivesse existido. Outro post removido se dá no Google Enterprise Blog, que nesse momento não está no ar. Mas ele é listado no Google New! Sinal de que ele não foi removido por um funcionário ou editor, deve ter caído junto com os posts removidos de todo mundo, já que usam o mesmo serviço deles. Chega ser até contraditório: o Google usa o Blogger/Blogspot para seus blogs oficiais justamente para mostrar que o serviço é bom e estável, mas num caso de problema até os posts deles são perdidos.

Tudo bem que parece um caso isolado, logo as pessoas vão esquecer. Agora imagine se uma empresa usa o Blogger e perdeu clientes por causa disso, teve atrasos diversos, etc. Poderia ter sido com o Docs, inviabilizando o acesso a dados bem mais importantes. Poderia ter sido com o Gmail. Poderia ter sido com as versões pagas do Google Apps.

É, essa é a cloud computing. Os seus dados não estarão mais nas suas mãos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X