Nokia terceirizará Symbian à Accenture, demitirá 4 mil empregados e transferirá outros 3 mil

A Nokia tomou medidas mais drásticas na tentativa de cortar muitos dos seus custos na transição para o Windows Phone. A empresa planeja passar todo o desenvolvimento do Symbian para a empresa de consultoria Accenture. Em teoria, 3 mil funcionários seriam transferidos diretamente à Accenture em um acordo feito entre as duas empresas; os funcionários trocarão de time no final desse ano.

O acordo também passa à Accenture o trabalho de fornecer aplicativos e serviços que apoiem os esforços da Nokia e outras com relação ao Windows Phone. Quando possível, a Accenture deverá ser uma das primeiras que a Nokia deverá recorrer para ajudar no desenvolvimento de smartphones e serviços.

Contudo, independentemente de ‘passar a batata quente’ do Symbian, a Nokia também pretende cortar cerca de 4 mil postos de trabalho até o final de 2012. Os cortes ocorrerão em distintas fases, a medida que as equipes concluam produtos e a Nokia os produza. Com tudo isso, a Nokia espera cortar seus gastos em 2013 o equivalente a 1,47 bilhão de dólares.

Os 7 mil empregos combinados e cortados pela Nokia poderá criar um alvoroço dentre os funcionários, que já protestaram contra a adoção ao Windows Phone mesmo antes dos cortes serem anunciados. Alguns na empresa têm criticado Stephen Elop por abandonar o caráter distintivo e esvaziar o núcleo de criação da empresa. Elop afirma que os cortes são necessários para adaptar a Nokia à era moderna.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X