Pirataria na Mac App Store

Pirataria na Mac App Store

Nos últimos dias apareceu um caso interessante de pirataria: na Mac App Store. Um jogo que custava $9,99 foi recarregado por outro “desenvolvedor” ao preço de $0,99. Os dois ficaram na loja, mas eram idênticos. E o mais barato deve ter vendido mais do que o original…

O caso envolve a Wolfire, pequena desenvolvedora de jogos. O game pirateado foi o Lugaru HD. A cópia, carregada por um tal de “iCoder”, levava apenas o nome “Lugaro”. Ao pesquisar por Lugaro, eis o resultado:

Decepcionante. A Mac App Store tem um chato processo de review, como permitiram a duplicação de uma app com outro nome, por outro desenvolvedor?

O pior ainda nem é isso: é a falta de retorno da Apple. Vários dias para ela responder, e quando respondeu, apenas falou que iria contatar o desenvolvedor. Enquanto isso os produtores originais vão perdendo vendas e todo o crédito.

O pior é que o iCoder diz que está certo – por meio de um comentário no Kotaku, visto que não responderam ao desenvolvedor original. A alegação dele é que o software tinha o código fonte liberado sob a GPL, o que é verdade. Porém o conteúdo gráfico, personagens, e todo o restante não era coberto pela licença, segundo os criadores – um fork deveria retrabalhar toda essa parte.

Se fosse com uma grande corporação provavelmente a Apple teria agido rápido, mas como é caso de gente pequena… Realmente é uma situação chata: a Apple quer fazer da Mac App Store o principal local para obter aplicativos para Mac. É oficial, é fácil, é rápida e integrada ao sistema – um absurdo desses ninguém esperava. Pirataria em todo canto na internet é comum, mas não deveria passar batido por uma grande empresa. Ah, como se não bastasse, 30% dos $0,99 de cada venda ainda ficaram para a Apple – indiretamente ela fez parte do roubo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X