Governo da Índia demonstra tablet de $35

Governo da Índia demonstra tablet de $35

O sonho de um computador barato, acessível a todo mundo, que permita ler, escrever e acessar a Internet não é de hoje. Apesar da popularização da informática ao redor do mundo aos poucos (especialmente em países pobres), a realidade de muita gente não vai permitir tão cedo adquirir um computador que custa, digamos, R$ 500 (um valor bem abaixo da média dos computadores populares, só para exemplo, imaginando quanto viraria o preço convertido no Brasil). O projeto do OLPC de $100 está um pouco longe da realidade global (ainda, né?). Mas como sonhar não custa nada… O governo da India está preparando um tablet de $35. Isso mesmo, praticamente um terço do preço idealizado pelo OLPC.

Juntando todos os componentes chegaram a $35. O tablet não terá espaço de armazenamento local, podendo usar um pendrive ou cartão de memória para salvar os dados. Wi-Fi, 2 GB de RAM e tela de toque fazem parte das especificaçõe divulgadas, mas ainda falta saber o tamanho da tela (parece ter entre 7 e 10 polegadas) e o processador usado (provavelmente é algum ARM). O sistema será um Linux personalizado (alguns apostam no Android).

O conceito foi desenvolvido pelo instituto de tecnologia e ciência do país e é viável. O governo está confiante e procura fabricantes para produção em massa. Há um vídeo de um representante falando sobre o projeto para uma TV. Um ponto curioso – e polêmico – é que acreditam que, no futuro, seja possível reduzir o custo de produção a meros $20 e depois $10.

Se tudo der certo a partir do ano que vem ele deverá ser disponibilizado para as escolas e faculdades. Tomara que funcione, é difícil acreditar. Segue abaixo o vídeo:

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X