Driver para placas com chipset nForce

Além do driver para placas 3D, a nVidia disponibiliza também um driver para o som e rede onboard das placas-mãe com chipset nForce e nForce2.

O nForce é um chipset desenvolvido para competir com a Via e SiS também no ramo das placas-mãe, complementando o negócio das placas 3D. O som e a rede onboard utilizam uma arquitetura própria, otimizada para games, com uma baixa utilização do processador e tempos de latência mais baixos, que ajudam a melhorar os tempos de resposta nos jogos em rede.

Opcionalmente, as placas podem incluir também vídeo GeForce onboard, usando memória compartilhada. Para diminuir a perda de desempenho do vídeo é usado o Twin Bank, um recurso onde dois pentes de memória DDR espetados na placa são acessados simultaneamente, dobrando a velocidade de acesso.

Para o vídeo, usamos os drivers 3D normais, que vimos a pouco. No Kernel 2.6 já existe suporte também para o som (inclusive suporte a 6 canais ao usar o Alsa) e para a rede onboard.

Mesmo assim, os drivers da nVidia ativam algumas otimizações que não existem nos drivers padrão. Você também vai precisar instalá-los se estiver usando uma distribuição antiga, baseada no Kernel 2.4. Uma observação é que até o 2.4.26 não existe suporte à rede onboard e o suporte ao som é deficiente.

Os drivers para o nForce estão disponíveis no site da nVidia, na mesma página dos drivers 3D. Baixe o “nForce Drivers > Linux IA32 Drivers“.

A partir da versão 1.0, temos um arquivo executável, assim como no caso do driver 3D. Basta dar permissão de execução (chmod +x) e em seguida executar o arquivo com um:

# ./NFORCE-Linux-x86-1.0-0301-pkg1.run

A instalação é muito parecida com a do driver 3D. O pacote inclui módulos pré-compilados para o Mandriva, SuSE e Fedora. Em outras distribuições ele compila os módulos automaticamente, você precisa apenas ter os headers do Kernel e o GCC instalados.

A maior dificuldade é que as distribuições muitas vezes detectam a rede e som usando os drivers nativos. Para usar os novos drivers é preciso alterar manualmente os arquivos de configuração, trocando os módulos usados. É aqui que a coisa fica um pouco complicada, pois você precisa entender um pouco sobre os arquivos de inicialização da distribuição que está usando.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X