Ativando o driver de rede

Para ativar o driver de rede é preciso fazer o sistema usar o módulo “nvnet” (o driver da nVidia) ao invés do módulo “forcedeth“, que é o driver open-source, incluído no Kernel.

Comece editando o arquivo “/etc/modules“. Caso exista a linha “forcedeth”, comente-a e adicione a linha “nvnet” logo abaixo.

A próxima parada é o arquivo “/etc/modules.conf“. Comente a linha “alias eth0 forcedeth” (caso exista) e adicione a linha “alias eth0 nvnet” logo abaixo dela.

Caso a distribuição em uso execute algum utilitário de detecção de hardware na hora do boot, esta configuração vai ser sempre perdida. Neste caso você tem duas opções:

1: A primeira opção é desativar a detecção de hardware no boot. Para desativar a detecção no Mandriva desative o serviço “harddrake” no Painel de Controle. No Fedora desative o Kudzu e no Kurumin desative o script
“/etc/rcS.d/S36hwsetup”. Naturalmente, isso pode fazer com que alguns periféricos deixem de funcionar, por isso nem sempre é uma boa idéia.

2: A segunda opção é criar o script para carregar o módulo nvnet a cada boot. Para isso, adicione as linhas abaixo no final do arquivo “/etc/rc.d/rc.local” ou “/etc/init.d/bootmisc.sh“:

modprobe -r forcedeth
modprobe nvnet
/etc/init.d/networking restart

Tenha em mente que, de dependendo da distribuição, o serviço responsável pela configuração da rede pode se chamar também “network” ou “internet”. Nestes casos altere a última linha do script para que seja chamado o script
correto.

Naturalmente, tudo isso se aplica apenas às distribuições baseadas no Kernel 2.6 ou no Kernel 2.4.26 em diante, que incluem o módulo forcedeth. Em distribuições mais antigas a instalação fica muito mais simples: você
precisará apenas adicionar a linha “nvnet” no arquivo “/etc/modules” e a linha “alias eth0 nvnet” no final do arquivo /etc/modules.conf.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X