Logo Hardware.com.br
UMARIZAL
UMARIZAL Highlander Registrado
15.8K Mensagens 385 Curtidas

Novo Notebook Dell Inspiron 15R N5110 - Avaliação Pessoal

#1 Por UMARIZAL 29/07/2011 - 18:42
Apresentação

Olá amigos. Como a dúvida sobre a compra já havia sido esclarecida neste tópico e percebi que mais usuários estavam com problemas com este equipamento, resolvi criar um novo para dúvidas e problemas gerais de quem tem o Notebook Dell Inspiron 15R (N5110) com a segunda geração de processadores Intel Sandy Bridge.

Para os que não conhecem, este Notebook Dell possui a seguinte configuração:
  • CPU Intel i3 2310M ou i5 2410M;
  • 4GB de Memória DDR3 de 1333Mhz (aceita até 12GB);
  • Vídeo Intel HD 3000 com Opcional ATI 6470M (512Mb Dedicada);
  • Tela de 15,6" LCD WLED WXGA;
  • HD 500GB SATA2 5.400RPM;
  • Leitor e Gravador de CD e DVD;
  • Windows 7 Home (Basic ou Premium).
No meu caso, comprei com i5 2410M + 4GB DDR3 + ATI 6470M e Windows 7 Home Premium.

O prazo dado para entrega foi de 20 dias após o pagamento, efetuado por boleto bancário. Se não me engano chegou bem antes e em prefeito estado, ou seja, nada de caixa amassada ou danificada.

Minhas impressões do equipamento

Na minha opinião, o produto tem um ótimo custo x benefício. Como podem ver no tópico citado acima, paguei R$ 2.180,00 e ainda ganhei 2 anos de garantia, 2 anos de McAfee e uma linda mochila. Para quem gosta de comprar produtos apenas de empresas renomadas e em lojas confiáveis, não há nada no mercado exatamente com essa configuração e preço.

É claro que cada um tem suas necessidades, mas para mim que uso AutoCAD (apenas 2D), suíte Adobe CS5 (Photoshop, Flash, Dreamweaver, etc), alguns editores e conversores de áudio e vídeo, supriu perfeitamente as minhas necessidades. Ótima capacidade de processamento e memória na quantidade ideal.

Rodei até agora poucos jogos (SimCity 4, Civilization IV Beyond the Sword e Need For Speed: ProStreet), pois não é esta a função do Note, mas rodaram perfeitamente. Costumo dizer que quem quer jogar deve comprar um console e não um computador e ainda, para aplicações pesadas, usar Desktop com configuração parruda, pois notebook foi feito para ser portátil e não superpoderoso.

Vídeo e 3D

Neste equipamento, quando você opta por placa de vídeo dedicada (ATI 6470M), pode definir no gerenciamento de energia qual vídeo utilizar. Escolhe entre usar a placa dedicada (ATI) quando na tomada (maior performance) e placa compartilhada (Intel) quando na bateria (maior economia). Além disso, pode escolher ainda em qual aplicação usar a placa dedicada ATI ou a placa onboard compartilhada Intel.

Nos meus testes, o vídeo dedicado realmente vale o investimento pois apesar do desempenho da Intel HD 3000 não ser sofrível como em seus antecessores, deixa muito a desejar. Para obter um melhor desempenho, a perda de qualidade é notável. O Sandy Bridge realmente melhorou o vídeo Intel, mas não fez milagre. Já na placa ATI, mesmo configurada para melhor desempenho, a perca de qualidade é bem menor e totalmente aceitável em vista do ganho de performance.

No 3D Mark 06, os resultados foram:
HD 3000 - 3.637 pontos
ATI 6470M - 4668 pontos
* Aos que acharem o resultado da HD 3000 (21% abaixo da ATI) aceitável, deixo claro que a diferença de qualidade das imagens é bem perceptível).

Também vale lembrar que jogos distintos produzem performances bem diferentes além de que a HD 3000 só suporte DirectX 10.1 enquanto a ATI 6470M tem suporte à DirectX 11, dando-lhe a opção de usar em aplicações e jogos mais novos, mesmo que seja necessário optar por resoluções e detalhes mais modestos.

A tela reproduz as imagens muito bonitas, porém, na minha opinião deixa um pouco a desejar quanto ao ângulo de visão, alterando a iluminação das extremidades de forma intensa ao mover-se em frente ao notebook. De certo modo, dá maior privacidade dificultando a leitura da tela por curiosos que por ventura estejam ao seu lado.

Visual

Este foi um ponto que me chamou a atenção. O notebook é lindo e tem vários detalhes interessantes como os indicadores luminosos do teclado, botões adicionais com funções úteis (como o de ligar/desligar a tela, ausente em muitos notebooks).

Em comparação com os notebooks que já utilizei (Apple, Asus, HP, Acer e Compaq), com certeza não fica para trás quanto ao acabamento, mas depende muito do seu grau de exigência e principalmente gosto. Particularmente, entre os citados, ainda acho os Acer mais elegantes.

O teclado é confortável, porém, achei as teclas um pouco pequenas e isto pode representar problemas para quem tem dedos mais grossos. Como minha mão é pequena, me adaptei perfeitamente. A presença do teclado numérico também foi algo que me fez optar pelo Inspiron em detrimento do Vostro ou um modelo Lenovo que tinha em vista.

O touchpad tem várias opções de configuração e personalização e não há o que reclamar deste item.

A parte de trás da tela e destacável, podendo ser trocada por outra de cores e desenhos distintos.

Mobilidade e Autonomia

Uma questão que pesou muito na hora da escolha do equipamento, foi balancear da melhor maneira e obter o melhor equilíbrio entre Performance x Autonomia. De nada adianta ter um super notebook que fica sem bateria rapidamente.

Optei pela bateria comum de 6 células (por causa do preço) mas com uma boa configuração do equipamento, no que diz respeito ao uso do processador, vídeo e periféricos de acordo com a disponibilidade de energia além da taxa de brilho da tela, consigo utilizar o notebook por pouco mais de 4 horas. Claro que com o tempo isto vai diminuir, mas achei muito satisfatória a autonomia da bateria.

Quanto à mobilidade, o equipamento é leve (2,65Kg) e prático para levar de um lado para o outro. Dependendo do pacote que escolher, pode receber uma mochila extremamente útil, bonita e prática para levar seu notebook de um lado para o outro.

Ponto negativo

Pequenos problemas podem ocorrer em qualquer equipamento e cabe ao fabricante solucioná-los. A frequência com que ocorrem problemas de fábrica nos produtos demonstra o quão rigoroso é o controle de qualidade e o aparecimento de problemas no futuro demonstra o nível de qualidade dos produtos ao passo que a forma como solucionam os problemas caracteriza o quanto a empresa preza por seus clientes.

Infelizmente a linha de Notebooks Dell Inspiron 15R N5110 saiu de fábrica com problema no teclado. A tecla ponto ( . ) do teclado numérico simplesmente não funciona e abre a calculadora do equipamento (tanto em Windows quanto em Linux).

Depois de muita reclamação dos proprietários do modelo, após mais de 1 mês, foi disponibilizada oficialmente uma atualização de BIOS que finalmente corrigiria o problema, a versão A07.

O que ocorre é que após atualizar a BIOS, o Drive Óptico de CD/DVD apesar de funcionar para ler/gravar não funciona para CD/DVDs inicializáveis (bootáveis). Agora não se consegue dar boot através de CDs ou DVDs como do próprio Windows 7 ou LiveCDs Linux. Como o downgrade de BIOS não é possível, aconselho aos que possuem até a versão A06 aguardarem por outra atualização (A08 talvez) para que seja corrigido o problema do teclado sem criar outro no drive óptico.

* Em resumo, minha experiência com o suporte técnico não foi boa e continuo tentando a solução definitiva dos problemas. Para saber mais, joguem no Google o termo "Dell Inspiron 15R N5110 defeito teclado boot".

Resumo

Acho que minha experiência com este produto foi um tanto quanto conturbada e pode ser dividida em duas partes:[LIST=1]
O produto - Excelente quanto à performance e visual. O notebook é bonito e atende com sobra às necessidades de usuários domésticos comuns e até alguns profissionais. Jogadores eventuais também estarão bem atendidos se contarem com a versão com placa de vídeo dedicada, pelo menos para jogos mais antigos e os atuais com nível de detalhes baixo. Para o propósito a que foi concebido, o notebook é excelente e seu desempenho supera às expectativas, um ótimo custo x benefício.
A marca - A Dell me surpreendeu de forma negativa. Em resumo o produto veio com defeito de fábrica, ainda não conseguiram fornecer uma solução e o suporte técnico e atendimento pós-venda deixam muito a desejar.[/LIST]
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
14.5K Mensagens 3.4K Curtidas
#2 Por Bit0N3
29/07/2011 - 20:10
ficou bem bacana seu review.

lendo ele me ocorreu uma dúvida.

será que a intel tem modelos diferentes de intel HD 3000 ?

pois no seu teste de 3Dmark06
No 3D Mark 06, os resultados foram:
HD 3000 - 3.637 pontos
ATI 6470M - 4668 pontos


sua HD 3000 ficou bem abaixo da minha HD 3000 do ideapad que conseguiu com ela praticamente os pontos da sua ATI HD6470.

4662 pontos na minha HD 3000.

a diferença é que minha CPU é a i7 2630 e a sua CPU Intel i3 2310M ou i5 2410M

será que conforme o iX da variação de performance entre elas ou o fabricante que seleciona um clock nas configs dele e a intel HD é a mesma em qualquer CPU ?


parabéns pelo review.

[]'s
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
14.5K Mensagens 3.4K Curtidas
#5 Por Bit0N3
29/07/2011 - 20:40
é que recortei e colei, na hora peguei da lista de config ehhehe

foi mals.

era o que eu suspeitava. então pra quem pegar um i7 a 6470 fica praticamente desnecessária tirando o fator directx 11 da ATI.

pra quem vai pegar o i5 ou i3, ai ja vale a pena.

observei pois as vezes alguém pode ter a duvida se pega com a ati ou não e ai já clarifica isso.

so falta agora umas fotos e tal pra ficar PRO o review smile.png

[]'s
UMARIZAL
UMARIZAL Highlander Registrado
15.8K Mensagens 385 Curtidas
#6 Por UMARIZAL
29/07/2011 - 21:25
mc_henrique disse:
Aparentemente, a GPU das duas são semelhantes, tendo o i5 uma leve vantagem na frequência máxima.
Vejam: i5 e i7.

A partir daí, acho que vc tem razão UMARIZAL, a CPU tem uma influência bem forte na GPU. Não pensei que fosse assim.


Na verdade o i7 é superior ao i5 independente do clock, pois possui o dobro de núcleos e de cache L3. Mas perceba que no Turbo Boost o clock é o mesmo, logo, o i7 leva vantagem.

Optei pelo i5 pois o custo x benefício para minha utilização era o melhor se comparado com o i3 ou o i7 piscadela.png

ice2642 disse:
é que recortei e colei, na hora peguei da lista de config ehhehe

foi mals.

era o que eu suspeitava. então pra quem pegar um i7 a 6470 fica praticamente desnecessária tirando o fator directx 11 da ATI.

pra quem vai pegar o i5 ou i3, ai ja vale a pena.

observei pois as vezes alguém pode ter a duvida se pega com a ati ou não e ai já clarifica isso.

so falta agora umas fotos e tal pra ficar PRO o review smile.png

[]'s


Na verdade acho que não tem Inspiron 15R com i7, mas com certeza, se tiver, o rendimento vai ser o mesmo em i7 + HD 3000 e i5 + ATI 6470M.

Claro, tem o fato que você lembrou bem do DirectX, que na minha opinião conta sim... e outra, a qualidade dos gráficos na ATI configurada para performance máxima é muito melhor do que da HD 3000 nas mesmas configurações, fica bem nítida a diferença aqui.

Sobre as fotos, posso até colocar, vou ver aqui... obrigado pelo elogio, você sempre me ajudou muito com dicas de notes. isso_ai.png
mc_henrique
mc_henrique Membro Senior Registrado
333 Mensagens 5 Curtidas
#7 Por mc_henrique
29/07/2011 - 22:16
UMARIZAL disse:
Na verdade o i7 é superior ao i5 independente do clock, pois possui o dobro de núcleos e de cache L3. Mas perceba que no Turbo Boost o clock é o mesmo, logo, o i7 leva vantagem.


Ah sim, eu quis dizer com respeito ao clock da GPU, não da CPU. Olhando para a CPU o i7 é muito superior ao i5, segundo o passmark é o dobro de desempenho, praticamente.

Inclusive a frequência máxima que eu disse era da GPU, que no i5 é superior ao i7, basta olhar os links que passei na parte da GPU.

No mais é isso, parabéns pelo note.
E no aguardo das fotos!! big_green.png boa.gif
UMARIZAL
UMARIZAL Highlander Registrado
15.8K Mensagens 385 Curtidas
#8 Por UMARIZAL
04/08/2011 - 00:46
Amigos, me tirem uma dúvida: É normal um sistema dar boot em algumas mídias e em outras não, mesmo que estas tenham sido testadas em outra máquina e estejam funcionando normalmente lá?

Pergunto porque fiz o teste novamente aqui neste notebook, depois da troca da placa-mãe e drive óptico (do problema que citei no primeiro post) e o que ocorre é que:
  • arkGreen">Boot funciona: com DVD de instalação do Windows 7; com DVD do Ubuntu 11.04.
  • Boot não funciona: com CD de instalação do Windows XP; com CD de instalação de versões antigas de Linux LiveCDs como Kurumin 7 e NG, Debian 5.0.4 e Ubuntu 9.04.
Na opinião de vocês isso pode ser normal? Os CDs bootáveis que citei como "não funcionais" no Inspiron 15R, funcionam perfeitamente no meu Desktop.
JohnCarter
JohnCarter Geek Registrado
2.8K Mensagens 55 Curtidas
#9 Por JohnCarter
04/08/2011 - 00:50
UMARIZAL disse:
Amigos, me tirem uma dúvida: É normal um sistema dar boot em algumas mídias e em outras não, mesmo que estas tenham sido testadas em outra máquina e estejam funcionando normalmente lá?

Pergunto porque fiz o teste novamente aqui neste notebook, depois da troca da placa-mãe e drive óptico (do problema que citei no primeiro post) e o que ocorre é que:
  • arkGreen">Boot funciona: com DVD de instalação do Windows 7; com DVD do Ubuntu 11.04.
  • Boot não funciona: com CD de instalação do Windows XP; com CD de instalação de versões antigas de Linux LiveCDs como Kurumin 7 e NG, Debian 5.0.4 e Ubuntu 9.04.
Na opinião de vocês isso pode ser normal? Os CDs bootáveis que citei como "não funcionais" no Inspiron 15R, funcionam perfeitamente no meu Desktop.

Nao pode ser que tenta que atualizar o firmware do drive de dvd?
ta bem estranho isso ai, tem q bootar tanto cd como dvd
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
14.5K Mensagens 3.4K Curtidas
#10 Por Bit0N3
04/08/2011 - 00:54
bem estranho seu sistema dar boot com um OS e outro não.

o que poderia acontecer as vezes é iniciar a instalação do XP e este não achar os HDs por estar a controladora setada pra SATA, ai o esquema é mudar na BIOS pra IDE. mas o boot, teria que dar.

pelo menos eu, nunca vi isso de um disco dar boot e outro não quando sao todos de boot. será que não tem a ver com a velocidade de gravação ?

ta ruim da leitora ler por ela ser de menor velocidade da que gravou o disco ? chutando isso.

[]'s
UMARIZAL
UMARIZAL Highlander Registrado
15.8K Mensagens 385 Curtidas
#11 Por UMARIZAL
04/08/2011 - 01:30
JohnCarter disse:
Nao pode ser que tenta que atualizar o firmware do drive de dvd?
ta bem estranho isso ai, tem q bootar tanto cd como dvd


Então, a Dell ainda não disponibilizou firmware para este drive óptico (GT32N) mas já até descobri o site do fabricante, mas também não tem lá.

ice2642 disse:
bem estranho seu sistema dar boot com um OS e outro não.

o que poderia acontecer as vezes é iniciar a instalação do XP e este não achar os HDs por estar a controladora setada pra SATA, ai o esquema é mudar na BIOS pra IDE. mas o boot, teria que dar.

pelo menos eu, nunca vi isso de um disco dar boot e outro não quando sao todos de boot. será que não tem a ver com a velocidade de gravação ?

ta ruim da leitora ler por ela ser de menor velocidade da que gravou o disco ? chutando isso.

[]'s


Não sei amigo, pra falar a verdade, este problema enquanto não dava boot em nenhuma mídia, tava jogando a bomba pra cima do equipamento... como se fosse defeito, mas agora, tô achando muito estranho.
mc_henrique
mc_henrique Membro Senior Registrado
333 Mensagens 5 Curtidas
#12 Por mc_henrique
04/08/2011 - 10:40
UMARIZAL disse:

Pergunto porque fiz o teste novamente aqui neste notebook, depois da troca da placa-mãe e drive óptico (do problema que citei no primeiro post) e o que ocorre é que:...


Eles trocaram a placa-mãe do seu note?

Agora com relação ao que vc perguntou, será que não tem a ver com a qualidade da mídia que vc está usando? Já tentou fazer testes em outras mídias?

Outra coisa, comigo já aconteceu de eu utilizar perfeitamente um pendrive para dar boot no meu note, funcionando certinho, e em outro note não dar boot, apesar da configuração no setup pedir o boot pelo pendrive.
UMARIZAL
UMARIZAL Highlander Registrado
15.8K Mensagens 385 Curtidas
#13 Por UMARIZAL
04/08/2011 - 20:21
1. Sim, trocaram a placa-mãe e o drive óptico. O problema foi corrigido, mas quando atualizou a BIOS pra corrigir o problema do teclado, cria o problema do drive óptico que não dá boot em algumas mídias;

2. Não sei amigo, pois no Desktop (drive óptico Pioneer e motherboard Asus) dá boot de boa.
O que me deixa encafifado é que até a mídia da Dell não dá boot...

3. Hum... esse seu relado do pendrive funcionar em um e não em outro tá parecendo o meu problema aqui...
UMARIZAL
UMARIZAL Highlander Registrado
15.8K Mensagens 385 Curtidas
#14 Por UMARIZAL
22/08/2011 - 00:16
Amigos, só para constar... tenho pego alguns notebooks de marcas nacionais (com peças importadas) e a cada dia gosto mais do meu Dell.

Como já disse, já passou pela minha mão Asus, HP, Acer e até Apple e pra falar a verdade, destes que citei, incluindo é claro o meu Dell, o Acer realmente foi o mais bacaninha levando em consideração o custo x benefício.

Mesmo preferindo o Acer no custo x benefício, ainda acho o meu Dell superior em funções e performance, justificados pelo maior investimento necessário.

Esta semana, dois tios meus compraram na promoção notebooks 14" da Microboard, ambos com i5 430M, sendo um com 6Gb de RAM e outro com 8Gb de RAM, DDR3 de 1066Mhz... por volta de R$ 1.400 eu acho.

Sinceramente? O conjunto de hardware é uma boa e pela quantidade de memória aliada ao processador i5 (primeira geração) e HD de 640Gb tornam o equipamento um excelente custo x benefício. O que me deixou decepcionado é o acabamento e fragilidade do mesmo, além é claro, de algo que me deu um banho de água fria nestes Microboard: bateria de apenas 4 células com durabilidade de 1 hora apenas!
Outro problema que percebi neste Microboard é a fraca sensibilidade para detecção de sinal wireless, mesmo configurando para desempenho máximo. A imagem da webcam também deixa um pouco a desejar.

Como disse anteriormente, quanto mais conheço outros notebooks, mais eu gosto do meu Dell big_green.png, apenas continuo triste com o péssimo atendimento da Dell que continua a me ignorar nas minhas reclamações sobre o drive óptico.
knalm550
knalm550 Cyber Highlander Registrado
13.6K Mensagens 2.6K Curtidas
#15 Por knalm550
05/09/2011 - 08:48
UMARIZAL disse:
Amigos, só para constar... tenho pego alguns notebooks de marcas nacionais (com peças importadas) e a cada dia gosto mais do meu Dell.

Como já disse, já passou pela minha mão Asus, HP, Acer e até Apple e pra falar a verdade, destes que citei, incluindo é claro o meu Dell, o Acer realmente foi o mais bacaninha levando em consideração o custo x benefício.

Mesmo preferindo o Acer no custo x benefício, ainda acho o meu Dell superior em funções e performance, justificados pelo maior investimento necessário.

Esta semana, dois tios meus compraram na promoção notebooks 14" da Microboard, ambos com i5 430M, sendo um com 6Gb de RAM e outro com 8Gb de RAM, DDR3 de 1066Mhz... por volta de R$ 1.400 eu acho.

Sinceramente? O conjunto de hardware é uma boa e pela quantidade de memória aliada ao processador i5 (primeira geração) e HD de 640Gb tornam o equipamento um excelente custo x benefício. O que me deixou decepcionado é o acabamento e fragilidade do mesmo, além é claro, de algo que me deu um banho de água fria nestes Microboard: bateria de apenas 4 células com durabilidade de 1 hora apenas!
Outro problema que percebi neste Microboard é a fraca sensibilidade para detecção de sinal wireless, mesmo configurando para desempenho máximo. A imagem da webcam também deixa um pouco a desejar.

Como disse anteriormente, quanto mais conheço outros notebooks, mais eu gosto do meu Dell big_green.png, apenas continuo triste com o péssimo atendimento da Dell que continua a me ignorar nas minhas reclamações sobre o drive óptico.


O que diferencia os barebones para os de linha de fabricante é justamente isso.

Esses Microboard se não me engano saíram com problema de série.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal