Logo Hardware.com.br
JulianoSP
JulianoSP Novo Membro Registrado
11 Mensagens 0 Curtidas

Lenovo Defeito em Rede Sem Fio

#1 Por JulianoSP 31/10/2008 - 19:36
Notebook Lenovo 3000 c200 8922 AWP


Adquirido na loja Extra

[LIST=1]
Notei que a rede sem fio (wireless) não funcionava em outros locais que não fossem na minha casa. Em casa tenho um router Linksys WRT-54GL funcionando no canal 3 com segurança WPA2.

Testei o aparelho em vários locais, sem sucesso. Testei na loja do Baldan que tem mais dois aparelhos iguais (mesmo modelo e série, inclusive adquiridos na mesma época e na mesma loja). Lá no Baldan também é usado o roteador Linksys WRT-54GL no canal 6, utilizando WPA2 com segurança.

Testei no Auto Posto 36 que tem rede sem fio para os clientes da loja de conveniência, o roteador não sei a marca , mas lá o acesso é livre e inclusive tem muita gente usando a rede .

Testei em meu próprio roteador que estava no canal 3 passando para o canal 6 e o resultado sempre o mesmo. Inclusive tirei a segurança, deixei o router aberto e nada.

Testei conexão direta entre 2 micros pois tenho outro micro com rede sem fio e nada tb.

Testei com placa de rede sem fio D-Link G122 USB, nos mesmo locais onde testei a placa de rede do notebook, e obtive sucesso em todos os testes com a placa USB.

Teste em shopping Center Jaraguá.[/LIST]



Após todos esses testes tentei atualizar os drivers da placa de rede e testei tudo de novo, sem efeito. Aí formatei o micro e coloquei o Windows Vista pois estava com o XP que é mais rápido. Testei tudo de novo e nada.
Com todos esses testes executados liguei no 0800 da lenovo para ver o que poderia ser feito, pois o notebook deveria ser portátil e a sua rede também. Aí é que coisa começa a ficar interessante: dia 08/10/2008 levei o micro na RiscTech, em São Carlos, pois de lá o aparelho iria ser enviado para uma assistência técnica em São Paulo (Reward, descobri isso só depois), a qual seria responsável pela manutenção.
Dia 17/10/2008 o aparelho retornou e fui buscá-lo em São Carlos, novamente. Chegando em casa liguei o aparelho e comecei a mesma batelada de testes anteriores.Notei uma coisa estranha: o driver na placa de rede tinha sido mudado para Intel PRO. Até aí tudo bem pois achei que trocaram a peça defeituosa. O mais interessante foi que o atendente da RiscTech (intermediadora) não soube me detalhar o que tinha sido executado na máquina.
Passei email para a Lenovo Americana para ver o que respondiam e a resposta foi quase igual a recebida aqui no Brasil.
Para minha surpresa a máquina não funcionou repetindo o mesmo defeito notado anteriormente (canal 6 não conecta).Liguei de volta para 0800 da lenovo para saber o que a assistência responsável havia feito. Para minha surpresa me mandaram executar mais testes inclusive resetar o meu roteador e lá não havia controle para saber o que o técnico havia feito na minha máquina, o que só foi descoberto depois de 2 dias pois era sexta-feira etc.
Na verdade o técnico de São Paulo não fez nada só trocou o driver da placa Broadcom e colocou um driver da Intel, vamos fazer uma comparação: seria igual você colocar uma peça da Ford em um VW.
Realizei outro contato telefônico com o 0800 e me mandaram enviar a máquina para a autorizada em São Carlos de novo (e vai combustivel) para ser enviado para um laboratório mais especializado.
Muito bem, levei o equipamento dia 20/10/2008 em São Carlos e estava esperando que o equipamento voltasse no máximo em 1 semana igual da outra vez. Com a demora ,liguei na Risctech para saber, lá me disseram que a máquina não tinha retornado. Liguei no 0800 ,me informaram que deveria ligar em um 011 dessa Reward e não souberam me informar aonde estava a ordem de serviço (número que acompanha a máquina). Acharam a ordem anterior mas a nova não. Liguei novamente no 0800 perguntei aonde a máquina iria e me informaram que a responsável pela informação era a RiscTech (interessante isso). Liguei de novo na RiscTech e perguntei o endereço número de telefone e nome pra onde foi enviado, pra minha surpresa foi a mesma assistência que trocou o driver da placa e não fez nada. Com isso liguei lá e perguntei sobre a demora dia 28/10/2008....
Passados uns 2 dias ,30/10/2008 ,liguei de novo para saber o que havia sido feito no micro, então o técnico me atendeu e disse que testou e liberou o micro, disse que estava funcionando normal que testou em vários locais da empresa e pediu ajuda pra alguém que dá suporte a rede da empresa (vejam só: técnico que não sabe mexer em rede).
Feito isso liguei de novo no 0800 pra saber porque enviaram pro mesmo lugar sendo que o combinado seria levar em outra assistência (melhor), responderam que devo aguardar o retorno do aparelho para novos testes.


Estou aguardando o retorno sem muita esperança já que está voltando como foi. Espero que não venha faltando alguma peça ou uma bateria quase nova trocada por uma velha etc...


Contei resumido, o texto não transcreve o quanto estou bravo com essa situação... mas vale a pena ficar atento ... Lenovo diz ser a segunda que mais vende notebook no mundo, desse jeito logo vai pra primeiro mesmo.
Mr.Kernell32
Mr.Kernell32 Veterano Registrado
1.3K Mensagens 19 Curtidas
#2 Por Mr.Kernell32
31/10/2008 - 21:49
Rapaz, o negócio ai está muito confuso. Você mandou para um que mandou para outro e chegou em outro, enfim, meus neurônios deram um nó aqui. Eu sei que você não tem culpa, mas fique no pé destas assistências mesmo e tente centralizar em somente uma, até para facilitar sua cobrança.
Agora, em relação ao cartão miniPCI WiFi, se antes era Broadcom e retornou Intel Pro, como você viu pelo driver do programa, então se conclui que a assistência técnica trocou o cartão do Broadcom para a Intel. Particularmente eu prefiro o Intel, visto que este tem melhor recepção e é mais estável.
Agora você deve ter um sistema genuíno Intel Centrino.
Ao receber o equipamento faça novamente os testes e diga para gente qual foi o resultado.

Em relação ao técnico da assistência que não conhece redes, isso é normal, pois para a empresa possuir um profissional com conhecimento técnico de hardware, software e redes, este deverá ganhar muito bem, isto é, um salário melhor do que um simples técnico de hardware e software. Eu pergunto a você qual a empresa vai querer pagar para ter um profissional deste?
É melhor então ter o básico e um profissional único para redes e que dê suporte a estes técnicos. Eu digo, para o empresário é mais barato.
JulianoSP
JulianoSP Novo Membro Registrado
11 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por JulianoSP
31/10/2008 - 22:25
Mr.Kernell32 disse:
Rapaz, o negócio ai está muito confuso. Você mandou para um que mandou para outro e chegou em outro, enfim, meus neurônios deram um nó aqui. Eu sei que você não tem culpa, mas fique no pé destas assistências mesmo e tente centralizar em somente uma, até para facilitar sua cobrança.
Agora, em relação ao cartão miniPCI WiFi, se antes era Broadcom e retornou Intel Pro, como você viu pelo driver do programa, então se conclui que a assistência técnica trocou o cartão do Broadcom para a Intel. Particularmente eu prefiro o Intel, visto que este tem melhor recepção e é mais estável.
Agora você deve ter um sistema genuíno Intel Centrino.
Ao receber o equipamento faça novamente os testes e diga para gente qual foi o resultado.

Em relação ao técnico da assistência que não conhece redes, isso é normal, pois para a empresa possuir um profissional com conhecimento técnico de hardware, software e redes, este deverá ganhar muito bem, isto é, um salário melhor do que um simples técnico de hardware e software. Eu pergunto a você qual a empresa vai querer pagar para ter um profissional deste?
É melhor então ter o básico e um profissional único para redes e que dê suporte a estes técnicos. Eu digo, para o empresário é mais barato.


Então o négocio ficou pior porque não trocaram a placa, e sim só o driver. Foi então que reclamei e o micro foi denovo para a assistencia.
-kernel-
-kernel- Super Participante Registrado
668 Mensagens 9 Curtidas
#5 Por -kernel-
01/11/2008 - 20:22
Eu tenho um note igual ao seu com a mesma plac ade rede sem fio.

Con certeza a placa esta com algum mal contato dentro do note, visto que ela funciona com o roteador que voce tem em casa, desparafuse a tampa inferior e depois tire os 2 parafusos da mini-pci e passe uma borracha daquelas vermelhas e azul nos contatos da placa de rede ate ficar brilhante e ponha no lugar e observe os resultados.

Esse procedimento nao anula a garantia.
JulianoSP
JulianoSP Novo Membro Registrado
11 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por JulianoSP
02/11/2008 - 10:19
-kernel- disse:
Eu tenho um note igual ao seu com a mesma plac ade rede sem fio.

Con certeza a placa esta com algum mal contato dentro do note, visto que ela funciona com o roteador que voce tem em casa, desparafuse a tampa inferior e depois tire os 2 parafusos da mini-pci e passe uma borracha daquelas vermelhas e azul nos contatos da placa de rede ate ficar brilhante e ponha no lugar e observe os resultados.

Esse procedimento nao anula a garantia.


A tua maquina usa driver da Broadcom com Windows XP Kernel?

Na assistencia fizeram a limpeza e trocaram por driver da Intel, mesmo assim sem resultado.

Depois que a maquina retornar vou fazer todos os teste possíveis e posto denovo o resultado.
Mr.Kernell32
Mr.Kernell32 Veterano Registrado
1.3K Mensagens 19 Curtidas
#12 Por Mr.Kernell32
05/11/2008 - 22:10
JulianoSP disse:
Mandaram um laudo dizendo que a máquina foi testada a 130m de distancia do roteador funcionando. Só que na assistencia não funciona nem a meio metro do roteador...
Alegaram que não tem problema de Hadware ou Software.

Mais uma, está com driver da Intel na placa Broadcom....

Abraço



A causa do problema está ai. A placa Broadcom não é compatível com o driver da Intel. Eu tenho um HP com driver e placa da Broadcom e pelo motivo de usar um outro driver da própria Broadcom, a conexão caia com muita frequência.
Pensei que o problema fosse o roteador, vasculhei tudo até que encontrei a causa do problema. A placa de rede Wireless. Busquei no site da HP uma outra versão de driver e até hoje funciona estavelmente.
Ao retornar a assistência técnica, ligue o notebook na frente do técnico e certifique se o driver é da Intel ou não. Depois peça para o técnico abrir a tampa do compartimento da placa Wireless e mostrar a você o cartão miniPCI Broadcom ou Intel. Confirme então se a casadinha driver e placa estão certas.
Caso você veja com seus próprios olhos que o driver é Intel e a placa é Broadcom, diga que é impossível o sistema rodar estável desta forma.
Veja também se no gabinete de seu notebook existe o adesivo Intel Centrino. Se possuir cobre da assistência que a placa wireless deve ser uma Intel e não Broadcom.

Ah, lembrei agora a pouco e fui consultar no site da Lenovo. Veja neste link http://www-307.ibm.com/pc/support/site.wss/document.do?sitestyle=lenovo&lndocid=MIGR-66340

Preciso da confirmação do Kernel. No site do fabricante diz que a placa wireless pode ser Lenovo ou Intel: Lenovo 802.11abg wireless, Lenovo 802.11abgn, Intel 802.11abg wireless (select models). Como o Kernel disse que a dele não é Intel, poderia confirmar se o driver Broadcom está instalado na placa Lenovo?
Este aqui: http://www-307.ibm.com/pc/support/site.wss/document.do?sitestyle=lenovo&lndocid=MIGR-67289
venturab
venturab Zumbi Registrado
8.6K Mensagens 186 Curtidas
#13 Por venturab
05/11/2008 - 22:54
Se funciona em uma rede e não funciona na outra não pode ser defeito de hardware,
pois um mau contato ou defeito físico faria o computador não funcionar em lugar algum.

Esse tipo de coisa tem tudo para ser problema de configuração de software.

Boa a dica passada para abrir o compartimento inferior, retirar a placa mini-PCI, dar uma limpada
e conectar, verificando bem se os fios (geralmente são duas antenas) das antenas estão bem
conectados é uma boa idéia, para tirar esse fantasma do mau contato. E aproveita para
verificar qual a marca da placa mini-PCI e pegar o modelo exato do chip. Depois procura
na internet o driver "exato" para esse chipset wi-fi.

Eu coloquei uma placa mini-PCI wi-fi Broadcom em um notebook que roda mandriva linux
e lembro a todos que o chip Broadcom não tem suporte oficial no kernel do linux. Uso para
ativar a placa wifi o driver para windows emulado e pior, como o notebook não tinha
antena, peguei uma sucata em uma assistência e "adaptei" lá dentro.

Resultado. Se ligo no quintal a uns 20 metros do meu acess point não só conecto na
minha rede como também pego mais 4 redes (fechadas) de meus vizinhos.
-kernel-
-kernel- Super Participante Registrado
668 Mensagens 9 Curtidas
#14 Por -kernel-
06/11/2008 - 09:09
Mr.Kernell32 disse:

Preciso da confirmação do Kernel. No site do fabricante diz que a placa wireless pode ser Lenovo ou Intel: Lenovo 802.11abg wireless, Lenovo 802.11abgn, Intel 802.11abg wireless (select models). Como o Kernel disse que a dele não é Intel, poderia confirmar se o driver Broadcom está instalado na placa Lenovo?
Este aqui: http://www-307.ibm.com/pc/support/site.wss/document.do?sitestyle=lenovo&lndocid=MIGR-67289


O 3000 c200 vem com placa Broadcom. So existem versoes com Broadcom ou Intel.

Se quiser pode abrir e ver no seu, voce nao perderá a garantia, ela fica justamente embaixo da tampa.

Que OS voce esta usando? o XP ou o Vista? o driver que instalei foi pra XP pois nao gosto do Vista.
JulianoSP
JulianoSP Novo Membro Registrado
11 Mensagens 0 Curtidas
#15 Por JulianoSP
06/11/2008 - 11:29
Carao Kernel, abri e vi que era Broadcom mesmo, o sistema que esta agora é o Vista, pois foi oq veio e pra efeito de manutenção instalei ele denovo. Tambem usava XP e nele que notei o defeito.

Só acho um absurdo uma assistência meter um driver errado e te devolver o note.

Sei que com essa história estou sem micro a 1 mes no dia 8.

E agora estou descobrindo pq não se perde garantia ce abrir o micro, pos ele não te dão garantia de jeito algum, só te enrolam. São Horas de telefone, desligam na sua cara falam que não podem fazer nada e o tempo passando.

Não compraria um computador dessa marca denovo apesar de ser um equipamento resistente, mas o pouco caso que te tratam é coisa de outro mundo mesmo, nem parece ser uma divisão da IBM tão conhecida mundialmente.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal