Logo Hardware.com.br
mnag
mnag General de Pijama Registrado
3.3K Mensagens 191 Curtidas

Dúvidas sobre garantia de produtos de informática

#1 Por mnag 03/07/2004 - 00:35
1-) Qual o tempo aceitável para garantia de produtos de informática? Posso citar como exemplo a Sta Ifigênia onde algumas lojas dão garantia de 3 mêses, 6 mêses e até 1 ano (com aumento do preço) para o mesmo produto.

2-) Em quais condições posso pedir a devolução do dinheiro?

3-) Se o produto apresentar defeito dentro do prazo de garantia e a loja se negar a troca. O que posso fazer?

4-) Produto apresentou defeito dentro do prazo de garantia e a loja efetua a troca só que coloca a garantia restante. Ex: Compro um produto hj ( com 6 mêses de garantia) e o mesmo apresenta defeito com um mês uso..a loja troca o produto mas coloca a garantia restante (5 mêses). Isso esta correto?
Responder
Bio_Hazard
Bio_Hazard Tô em todas Registrado
3K Mensagens 1 Curtida
#4 Por Bio_Hazard
03/07/2004 - 01:40
mnag
1-) Mudando um pouco a pergunta. Qual seria a garantia ideal?

2-) Mesmo sem a nota fiscal?

3-) O que define o...


1- é dificil dizer um tempo ideal, cada fabrica da um tempo de garantia.. entao sempre varia, eu acho um tempo bom 6 meses pra cima.

2- geralmente se troca sim, mais com nota fiscal é mais garantido logico.

3- mau uso é quando voce provoca o defeito. por exemplo, se voce deixar o hd cair no chao e aparecer bb's dai nao tem conversa, a responsabilidade é sua, agora se voce ta usando ele e derrepente ele trava o motor e da um monte de bb's dai voce pode usar a garantia :wink:
mnag
mnag General de Pijama Registrado
3.3K Mensagens 191 Curtidas
#5 Por mnag
03/07/2004 - 01:51
Mas como o cara pode determinar se foi mau uso? precisa ter algo escrito?. outro ex: HD com BB ninguem pode provar se foi pancada ou não! Como ele vai saber se o HD sofreu algum tipo de pancada? (se ele não estiver amassado é claro!)

Se a loja se negar a trocar. O que posso fazer? mesmo sem a NF tenho o direito de reclamar?

Voltando a essa questão:

Produto apresentou defeito dentro do prazo de garantia e a loja efetua a troca só que coloca a garantia restante. Ex: Compro um produto hj ( com 6 mêses de garantia) e o mesmo apresenta defeito com um mês uso..a loja troca o produto mas coloca a garantia restante (5 mêses). Isso esta correto?

Esse procedimento esta correto mesmo ou depende de cada loja?


Obrigado!!!
Duende
Duende Ubbergeek Registrado
4.7K Mensagens 228 Curtidas
#6 Por Duende
03/07/2004 - 02:00
O mau uso ou não fica na dependência de avaliação técnica.

A nota fiscal é importante nos casos em que o caso vai parar no Procon ou na justiça. De um modo geral as vendas são feitas sem nota e isso não representa nenhum problema com garantia, pelo menos nas lojas sérias.

A garantia não diminui nem aumenta quando um produto é trocado, permanece o que sempre foi. Isso em qualquer lugar, qualquer loja, para qualquer tipo de produto ou equipamento.
aureoh
aureoh Cyber Highlander Registrado
32.9K Mensagens 1.3K Curtidas
#7 Por aureoh
03/07/2004 - 03:20
mnag
1-) Qual o tempo aceitável para garantia de produtos de informática? Posso citar como exemplo a Sta Ifigênia onde alg...


1-Aceitavel eu acho que no minimo 3 meses.

2-10 dias.E dependendo da loja,eles so devolvem o dinheiro caso a embalagem ainda estiver lacrada e com todos os acessorios,manuais,CD de instalaçao,etc...do jeito que voce comprou.

3-Se for uma loja confiavel,eles trocam sem problemas.Se nao trocar,mete no PROCON.

4-Isso varia de loja para loja,mas o correto seria eles te darem uma nova garantia,ja que voce trocou e o produto e outro e novo.
aureoh
aureoh Cyber Highlander Registrado
32.9K Mensagens 1.3K Curtidas
#8 Por aureoh
03/07/2004 - 03:29
mnag
1-) Mudando um pouco a pergunta. Qual seria a garantia ideal?

2-) Mesmo sem a nota fiscal?

3-) O que define o...


1-Acima de 6 meses.

2-A nota fiscal e mais importante quando a loja se negar a trocar e voce meter a loja no PROCON,pois geralmente a loja coloca etiquetas com a data da compra no produto.Entao olhando para a etiqueta eles ja sabem quando o produto foi adquirido.

3-O mau uso ja explicaram acima,e quando o problema foi causado por um erro seu ou manuseio incorreto.A garantia so e valida se o produto veio com defeito de fabricaçao ou ocorreu algum problema com o uso normal dela.Geralmente junto com o produto,no manual explica o que a garantia cobre,e o que nao cobre.

EDITADO:Uma coisa que eu esqueci de citar,e que se terminar a garantia da loja,voce pode recorrer a garantia do fabricante.Por exemplo:voce compra uma placa de video e a garantia da loja e de 6 meses e a do fabricante 1 ano,dentro desses 6 meses,voce pode trocar na loja,se passar do prazo,voce pode mandar a placa direto para o fabricante para RMA.
mnag
mnag General de Pijama Registrado
3.3K Mensagens 191 Curtidas
#10 Por mnag
03/07/2004 - 09:51
aureoh
1-Aceitavel eu acho que no minimo 3 meses.

2-10 dias.E dependendo da loja,eles so devolvem o dinheiro caso a embal...


1-) Dependendo da procedência o mesmo produto pode ter garantia diferente? Ex: produto do EUA geralmente tem garantia maior?

4-) Já passei por essa situação onde a loja colocou a garantia que faltava. Comprei um DVD da LG que apresentou problemas com 3 mêses de uso a garantia era de 6 mêses..portanto só me restou os outros 3 mêses. Como funciona a garantia do pessoal aqui do forum? (se algum vendendor puder responder seria interessante)
Van Halen
Van Halen Tô em todas Registrado
3.4K Mensagens 0 Curtidas
#12 Por Van Halen
03/07/2004 - 14:22
A garantia de produtos de informática comprados em revendedores autorizados nunca é inferior a 1 ano. Porém, na maioria das lojas da Sta. Ifigênia (lógico que há exceções) e em vários outros lugares como aqui no fórum, os produtos são provenientes de contrabando, seja do Paraguai ou dos EUA. Nesses a garantia é somente do comerciante. Se ele fecha vc fica na mão. Veja que fabricantes como a Asus dão para os EUA 3 anos. Aqui no Brasil a maioria dá apenas 3 meses.
O negócio de Procon é pura perda de tempo. O máximo que eles fazem é enviar uma carta com a sua reclamação. Eu sei disso porque sou comerciante, com firma aberta, há mais de 20 anos. A maioria dá risada quando o cliente diz que vai reclamar lá, pois só temem esses orgãos empresas com nome a zelar. A maioria na Sta Ifigênia não tem nem firma aberta. Quando vc pede nota fiscal é fria. Eles abrem a firma hoje com um nome, amanhã fecham e abrem em outro lugar com uma nova razão social.
Muita gente aqui já perdeu dinheiro comprando o barato. Aquele esquema de encomenda em que vc deposita antes (lógico que também aqui há algumas raras exceções) e aguarda receber a mercadoria tem tudo para dar errado. Imagine se os produtos do sujeito são apreendidos pela receita, sofre algum desvio, quebras etc. Vc acha que ele vai ter condições de reembolsa-lo ? Lógico que não. Ele não tem capital de giro, vive das pequenas margens de lucro com a venda. Isso é o comercio mais primitivo que existe. Se ele tiver que devolver dinheiro a um cliente ele nem come, não pagas as contas etc. Então quando acontece isso ele simplesmente some... A lista de "lojas" que causaram perdas ao pessoal do fórum é grande. Mas, eles não aprendem... todo ano há novos casos... e olha que estou aqui desde 2001...
Observe que lojas sérias como a Superkit (Sta. Ifigênia) vende uma Abit AN7 por R$ 569,00 em duas vezes com um ano de garantia. Mas, muitos por 40,00, 50,00 a menos preferem as recondicionadas do Paraguai com garantia de 3 meses. Vai entender ?
Duende
Duende Ubbergeek Registrado
4.7K Mensagens 228 Curtidas
#13 Por Duende
03/07/2004 - 14:30
mnag
4-) Já passei por essa situação onde a loja colocou a garantia que faltava. Comprei um DVD da LG que apresentou problemas com 3 mêses de uso a garantia era de 6 mêses..portanto só me restou os outros 3 mêses. Como funciona a garantia do pessoal aqui do forum? (se algum vendendor puder responder seria interessante)

...


Como eu já havia dito, é assim mesmo. Seria muito bom se não fosse. Imagine minha TV nova com 3 anos de garantia... Se pifasse agora que restam 6 meses e eu ganhasse mais 3 anos que maravilha, não? Mas não há nenhuma lógica pra isso ocorrer.

Tem também meu monitor 753dfx com 3 anos de garantia. Agora que a garantia tá acabando, acho até que iria provocar algum defeitinho nele pra ganhar mais 3 anos.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal