Logo Hardware.com.br
Rush_Pressa
Rush_Pressa Super Participante Registrado
561 Mensagens 14 Curtidas

Diferenças entre várias distribuições do Linux.

#1 Por Rush_Pressa 27/09/2010 - 16:59
Fala pessoal, estou estudando o Debian aqui, mas um profissional de Linux que conheci recentemente me falou que essa distribuição é muito diferente das outras, um exemplo que ele me deu é sobre a diferença dos arquivos RPM que funcionam em qualquer distribuição e os DEB que só funcionam no próprio Debian, gostaria de saber se existem outras diferanças do Debian para outras distribuições e se elas são realmente sérias, como aqui no forum existem vários profissionais Linux de peso acho que será um resposta fácil.

P.S o que acham do Suse, CentOS e Fedora?
Responder
ivoaudio
ivoaudio Cyber Highlander Registrado
7K Mensagens 2.2K Curtidas
#2 Por ivoaudio
27/09/2010 - 17:20
Existem várias distribuições derivadas do Debian, que usam pacotes DEB. O Ubuntu é o exemplo mais famoso. E os pacotes RPM podem ser usados nos derivados do Debian, através do alien.

Acho que as principais diferenças não estão no padrão de pacotes, mas sim na filosofia e na organização do sistema, como a localização dos arquivos de configuração, etc.

Se não me engano, SuSE, CentOS e Fedora são derivados do Red Hat e utilizam pacotes RPM.

Eu usei Mandrake (RPM), Kurumin (DEB), e agora uso Ubuntu (DEB).

Debian parece ser bastante usado em servidores e sites profissionais. Não tenho acompanhado de perto, mas há alguns anos, vários órgãos do governo e empresas importantes usavam Debian. Eu não uso por preguiça, mesmo.
Jazz rocks!
---
Satoshi
Satoshi Tô em todas Registrado
2.4K Mensagens 60 Curtidas
#3 Por Satoshi
27/09/2010 - 17:55
Rush_Pressa, the passaram informações bem erradas.

O RPM não funciona em todas as distros, apenas as distros baseadas em RPM. Assim como o DEB é das distros baseadas em DEB.

Ambos são muito famosos e muito usados. Se for para apontar qual o mais usado, eu diria que é o DEB, não o RPM.
Desktop: Arch Linux | Xfce 4.8 + Devil's Pie
Netbook: Fedora 15 | Gnome3
Zsh | Dvorak-br
Tsubasa
Tsubasa Membro Senior Registrado
176 Mensagens 1 Curtida
#4 Por Tsubasa
27/09/2010 - 18:07
uso o debian lenny
os pacotes .deb funcionam em todas as distros derivadas do debian, como o ubunto e afins. O problema é quanto as dependencias que um pacote pede, e tambem as pastas que cada programa grava algo deve mudar de uma distro para outra.
O debian é um sistema bem estavel, por isso se vc quiser ter os 'ultimos' programas, tem que se virar com a versao testing , que perde essa estabilidade ou usar o stable e ativar os backports (como eu faço)

Na parte das configurações ele requer um certo esforço. Por seu foco ser um sistema 'universal' ele nao vem com um punhado de coisas instaladas, como java, codecs, ntfs-3g e afins.
Se vc for instalar pelo primeiro cd apenas, (se nao me engano) nem o Office vem instalado.
Mas as configurações dele sao simples e rápidas e sua comunidade é bem grande. Tambem possui uma infinidade de pacotes nos seus repositorios, o que ajuda e muito.

Gosto muito do debian, e acho que ele vai ficar por muito tempo como minha distro padrao.

Quanto ás outras que vc falou, nao sei muito.

Mas no GdH tem varias analises de distros com muitas informações.
_____________________________
Sistemas:

Debian Lenny
Baixando Slackware 13 cap_feceiro.png:
_____________________________
rubensk8
rubensk8 Geek Registrado
2.4K Mensagens 111 Curtidas
#5 Por rubensk8
27/09/2010 - 18:28
Debian, Slackware, Fedora ( vinda da Red Heat que é uma empresa que oferece suporte pago), openSUSE (vida da SUSE que é uma empresa que oferece suporte pago) São as distribuições mais antigas e que influenciam todo mundo Linux. Uma grande referênciia é o site da distrowatch: http://distrowatch.com/
Lá podemos lê tudo o que está acontecendo no mundo Linux, além do Hit Ranking: e a bastante tempo o Ubuntu lidera a o Ranking. Ubuntu é uma distribuição patrocinada pela canonical, mas diferente da Red Heat e SUSE ela libera seu sistema principal mesmo para a comunidade.

Para se ter uma idéia:
Rank Distribution H.P.D* 1 Ubuntu 2171Imagem 2 Fedora 1450Imagem 3 Mint 1389Imagem 4 openSUSE 1217Imagem 5 Debian 996
Ubuntu e Mint
são distribuições baseadas na distribuição Debian. Ambas usam o apt-get, sinaptic, e pacotes .deb
Até um certo tempo atrás o Debian e o Slackware eram muito secos, tinha-se que se fazer muita coisa no braço, então foram surgindo distribuições mais amigáveis para serem usada em desktops, o caso do Ubuntu com relação a Debian, e o Mint quis simplificar ainda mais o Ubuntu, então se baseou nele, mas hoje já se tem uma versão do Mint baseada na Debian.

Hoje o Slackware melhorou e já não assusta ninguém, apesar de ser bem trabalhosa sua configração... e a Debian foi ficando a cada lançamento mais amigável... o atual Lenny é bem razoável de se usar e a próxima versão squeeze estará mais amigável e moderna.
Debian é uma distribuição especial, não é uma empresa como Red Heat ou SUSE OU Canonical...
O que é a Debian?
O Projeto Debian é um grupo mundial de voluntários que se esforçam para produzir um sistema operacional livre que é composto inteiramente por software livre. O produto principal do projeto é a distribuição Debian GNU/Linux, que inclui o kernel do sistema operacional Linux e centenas de aplicações pré empacotadas. Vários tipos de processadores são suportados, incluindo o Intel i386 e superior, Alpha, ARM, Motorola 68k, MIPS, PowerPC, Sparc, e UltraSparc, HP PA-RISC, IBM S/390 e Hitachi SuperH.
O Projeto Debian levou à criação da Software de Interesse Público, organização sem fins lucrativos, localizada em Nova York. A SPI foi fundada para ajudar o Debian e outras organizações abertas de desenvolvimento e distribuição de software e hardware. Junto com outras coisas, a SPI provê um mecanismo pelo qual o Projeto Debian pode aceitar contribuições que são dedutíveis no imposto nos Estados Unidos.
Para maiores informações sobre software livre, leia o Contrato Social Debian e a Definição de Software Livre do Debian ou O que significa livre para o Debian?

http://www.debian.org/doc/manuals/project-history/ch-intro.pt.html

É uma distribuição conhecida por sua estabilidade e confiaça, por isso muito usada em servidores, e muito bem aceita em desktops, para esses ela pode ser configrada de várias formas, pois ela tem 3 ramos de desenvolvimento, stable (estável), testing (teste), instável (unstable). A versão oficial é a estável, onde a Debian se conscentra, mas pode-se usar o testing que terá programas mais novos... ou usar o estável com um backport para programas mais novos.... Bom é uma super distribuição e difícil de resumí-la...

Para começar estude a stable, atual lenny. Logo, logo será anunciada a nova versão estável squeeze, que era a antiga testing.

Já que começou pelo Debian pode-se depois conhecer seus filhos ilustres: Ubuntu e Mint.
albfneto
albfneto Novo Membro Registrado
20 Mensagens 2 Curtidas
#7 Por albfneto
21/10/2010 - 12:04
É isso, como a galera está falando.
Os linux pertencem a 4 tipos fundamentais: Debian (Ubuntu, resulinux, aptosid, elive, metamorphose, poseidon,BRLix, Satux etc.. etc...), que usa DEB. A maioria das Distros são Debian.

Red-Hat (OpenSUSE, MAndriva, Fedora etc..) que usa RPM,

Slackware (Zenwalk, BlueWhite etc...) que não tem um gerenciador de arquivos padrão, mas aceita todos (se configurado), mas onde é clássico compilar tudo, manualmente e procurar as deps. no braço

tipo Gentoo, de compilação, com compilação automatica via portage (Gentoo, Funtoo, Exherbo, Sabayon, Librix, Litrix, Ututo etc....)

ainda tem os que não são baseados em quaisquer outras distros, são diferentes, como Arch, como Lunar, Crux

alguns mudaram alguma coisa, por ex. Originalmente, OpenSUSE era baseado em Slackware, mas hoje,é baseado em Red-Hat, ou Litrix, qque antigamente também era baseado em Slackware, hoje o é em Gentoo, ou o Mint, que antigamente era baseado em Ubuntu e agora é em Debian.

Em Linux,cada um tem um gosto. Eu por ex, prefiro as tipo Gentoo ou red-Hat. Uso Sabayon, Gentoo, Funtoo, Mandriva e OpenSUSE.
albfneto
albfneto Novo Membro Registrado
20 Mensagens 2 Curtidas
#8 Por albfneto
21/10/2010 - 12:11
mais umas Infos:

o sistema de empacotamento mais usado é o DEB,pois a maioria das Distros são Debian Like, mas o padrão internacional é Red-Hat, RPM.

as Distros maiores, são sérias sim. Fedora, OpenSUSE, Mandriva, CentOS são sérias sim, experimente, se gostar de Linux Red-Hat

Se vc começa a conhecer Linux,estude Debian, estude comandos (Guia Foca), mas pra mexer no SO, prefira começar com Mint, Ubuntu ou BigLinux, são bem mais fáceis.
m45t3r
m45t3r Veterano Registrado
986 Mensagens 57 Curtidas
#9 Por m45t3r
21/10/2010 - 12:18
albfneto disse:


alguns mudaram alguma coisa, por ex. Originalmente, OpenSUSE era baseado em Slackware, mas hoje,é baseado em Red-Hat, ou Litrix, qque antigamente também era baseado em Slackware, hoje o é em Gentoo, ou o Mint, que antigamente era baseado em Ubuntu e agora é em Debian.

O Mint ainda é baseado no Ubuntu, somente o Mint Debian que é baseado no Debian e por enquanto não há planos de mudança.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal