As principais novidades do Windows 8.1

As principais novidades do Windows 8.1

Ultimamente a Microsoft tem revelado mais detalhes sobre o Windows 8.1, a atualização que será gratuita para os usuários do Windows 8. Há muitos aprimoramentos para o desktop de uso geral, mas a parte corporativa não foi deixada de lado: diversos recursos técnicos estão sendo trabalhados também.

Personalização

O Windows 8.1 terá mais opções de personalização, como já comentado com os vazamentos de imagens do sistema há algumas semanas. A tela de bloqueio (tanto em tablets como PCs) poderá apresentar um slide show de fotos, tornando os tablets verdadeiros porta-retratos digitais sem precisar de apps de terceiros. Isso funcionará tanto para fotos locais como as armazenadas no SkyDrive. Uma opção curiosa é a possibilidade de tirar fotos diretamente a partir da tela de bloqueio, sem precisar fazer login.

Há mais cores e estilos de fundos para a tela Iniciar, incluindo alguns com movimento e a possibilidade de usar o papel de parede da área de trabalho. Isso deve tornar a experiência de uso menos frustrante, eliminando parte da diferença entre o mundo dos apps modernos (os “Metro”) e a área de trabalho tradicional, com a barra de tarefas e ícones.

Há ainda novos tamanhos dos tiles, os blocos dinâmicos que representam os apps ou widgets. Um novo tamanho maior será perfeito para aplicativos que querem exibir informações detalhadas, como redes sociais, clima, e-mail, etc.

Ficará mais fácil reorganizar os blocos: dará para selecionar vários blocos de uma vez para redimensioná-los, desinstalá-los ou reorganizá-los. A detecção do “clicar + arrastar” está sendo melhorada para evitar a movimentação acidental dos blocos, algo comum entre novatos no Windows 8.

Puxando a tela a partir da parte de baixo dará para ver a listagem de todos os apps, e será possível filtrar a lista pelo nome, data de instalação, mais usados ou categoria. Ao instalar um novo app ele não será colocado automaticamente na tela Iniciar (o que fazia com que ela ficasse lotada de ícones em alguns casos na versão atual). Os usuários deverão fixar na tela Iniciar os apps desejados manualmente, tornando-a mais personalizável ainda. Para isso a seção “Novos” na lista de todos os aplicativos é perfeita.

Outras duas coisas já amplamente comentadas também farão parte: o botão Iniciar e a opção “boot to desktop”, para iniciar diretamente na área de trabalho – algo que muita gente vem pedindo.

Busca

No Windows 8.1 a função de busca retornará resultados globais fornecidos pelo Bing, incluindo dados de várias fontes: web, apps, arquivos locais, SkyDrive, etc. O sistema tentará fornecer a melhor resposta para a consulta. Rolando para o lado o usuário poderá acessar os resultados em arquivos locais, apps e configurações.

Apps e Windows Store

Há melhorias em vários apps nativos, como o de fotos, com novas opções de edição e ajustes automáticos. O app de música foi redesenhado. A Microsoft comentará detalhes dos novos aplicativos em publicações futuras.

Um dos destaques do Windows 8 como sistema para tablets é o suporte a multitarefa, permitindo rodar a interface de dois apps ao mesmo tempo, algo que um dos maiores sistemas para tablets não suporta. No Windows 8.1 o recurso de rodar apps lado a lado ficará ainda melhor: dará para ajustar a divisão como quiser (desde que suportado pelos apps), e mais: será possível rodar até quatro apps lado a lado. Quem usa dois (ou mais) monitores também terá benefícios, área em que o Windows 8 avançou muito perto do 7. Será possível rodar vários apps numa tela enquanto o usuário mantém a tela Iniciar aberta na outra.

?

A loja de apps foi redesenhada para facilitar a localização dos apps, destacando ainda mais as listas top gratuitos, novos lançamentos e os melhores apps. As descrições estarão mais detalhadas e uma nova seção exibirá apps relacionados, o que pode ser bastante útil para os usuários – mas não tanto para os desenvolvedores, caso o app de algum concorrente chame mais a atenção.

Configurações do PC

O painel de controle moderno trará muitas outras opções de configuração, fazendo com que não seja mais necessário ir ao painel de controle do desktop. Essa é uma das queixas do Windows 8 original: dois painéis de configuração distintos, alguns com as mesmas opções. No novo painel moderno será possível trocar a resolução de tela, alterar configurações de energia, mudar a chave do produto, rodar o Windows Update ou até mesmo ingressar em um domínio. O sistema passará uma sensação menos confusa. 

Enterprise

Indo muito além das perfumarias para tablets e para reduzir as reclamações da nova interface nos desktops, o Windows 8.1 trará atualizações interessantes no sistema em si. Vários novos recursos (e outros atualizados) tornarão as funções de rede e uso corporativo melhores. Este artigo detalha alguns dos conceitos que estão sendo desenvolvidos (mais aqui). Alguns dos destaques: impressão via NFC e Wi-Fi; conexão com telas Miracast; hotspot Wi-Fi; melhorias nas conexões VPN; melhor suporte a biometria; monitoramento de rede no Windows Defender, o antivírus do Windows 8; entre outras coisas. Há mais atualizações de segurança e remoção de dados remotos sem afetar arquivos pessoais, para o setor corporativo.

Mais recursos

Há mais melhorias gerais no Internet Explorer (o Windows 8.1 trará o IE 11), maior integração com o SkyDrive e diversas outras melhorias menores, que juntas tornarão o Windows 8.1 algo mais robusto e completo.

Disponibilidade

O Windows 8.1 será gratuito para os usuários do Windows 8, devendo ser lançado até o final do ano. Em 26 de junho, durante a conferência Build, será liberado um preview público da atualização.

Alguns outros detalhes serão postados no blog oficial do Windows.

Atualização: a Microsoft divulgou um vídeo detalhando as mudanças na interface. Confira:

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X