Suporte ao Windows 8.1 será encerrado ano que vem

#notícias

Se você ainda usa o Windows 8.1, fique atento! A partir de julho, a Microsoft enviará lembretes periódicos avisando sobre o encerramento do suporte.

Ou seja, o ciclo de vida do Windows 8.1 se encerrará no dia 10 de janeiro de 2023. Ou seja, faltam pouco mais de 6 meses. A partir dessa data, o sistema não mais receberá atualizações.

O Windows 8.1 foi lançado em 2013, como uma tentativa de consertar a “cagada” que foi o Windows 8. Por falar nele, o suporte para esta versão se encerrou em 2016.

Portanto, com o fracasso dessa geração de sistemas da Microsoft, era só uma questão de tempo para o Windows 8.1 perder o suporte.

A Microsoft quer tanto “se livrar” dele que não oferecerá nem mesmo o programa Extended Security Update (ESU). Esse programa permite que empresas interessadas paguem por atualizações adicionais. Não será o caso aqui.

Como a própria Microsoft já deixou claro, a maioria dos computadores que ainda estão rodando o Windows 8.1 não são compatíveis com o Windows 11.

Mas então quer dizer que depois de 10 de janeiro de 2023 todos os computadores com Windows 8.1 vão deixar de funcionar? Não, o sistema continuará funcionando normalmente. Ele só não receberá mais atualizações de segurança e de novos recursos.

E qual foi o motivo do fracasso do Windows 8? A Microsoft tentou “inovar” demais no Windows 8, eliminando o clássico botão Iniciar e trazendo os conceitos de Live Tiles e uma interface mais voltada para dispositivos com tela de toque. O resultado foi um estranhamento geral dos usuários, que acabaram não comprando a ideia.

A gigante de Redmond até tentou consertar as coisas, trazendo de volta o botão Iniciar. Mas o sistema já estava estigmatizado e nunca caiu nas graças do grande público. Portanto, nem o Windows 8 e nem o Windows 8.1 deixarão saudades.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)