#notícia
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na última sexta-feira (25), durante o evento Criptoatividade Carioca, que a capital será a primeira cidade do Brasil a aceitar pagamentos de tributos via criptomoedas. ] A partir de 2023 os moradores da Cidade Maravilhosa poderão pagar o IPTU com moedas digitais. Mas o prefeito, Eduardo Paes, não especificou quais criptoativos serão aceitos.
O prefeito Eduardo Paes já vem se movimentando há algum tempo neste sentido. Ainda em janeiro, durante um evento sobre criptomoedas que contou com a presença de Francis Suarez, prefeito de Miami, Paes disse que o RJ receberá um sistema que permitirá o pagamento do IPTU com bitcoins (BTC). Importante notar que o prefeito de Miami foi o primeiro político a implementar criptomoedas nas contas de um município.
Agora, confirmando os rumores que vêm desde janeiro, Eduardo Paes confirmou a integração de criptomoedas na administração da cidade. Mas este é apenas um primeiro passo para um projeto bem maior, que envolve até mesmo NFTs.
Este é apenas o começo da relação da cidade do Rio de Janeiro com as criptomoedas. O prefeito também revelou que existem outros projetos em andamento. Um deles permitirá o pagamento de corridas de táxi através das criptomoedas. O prefeito também disse que os criptoativos serão usados para “estimular as artes, a cultura e o turismo”.