Quando o GIF FOI criado?

Por William R. Plaza

GIF

GIF (Graphics Interchange Format ou formato de intercâmbio de gráficos) é um formato de imagens que foi projetado para atender uma finalidade completamente diferente do que a maioria das pessoas se acostumou a fazer uso no dia a dia.

Esqueça a ideia do repasse de memes animados via internet. O GIF foi criado como um padrão de imagem estático, desenvolvido para ser um tipo de arquivo funcional nas principais plataformas dos anos 80:  Apple, Atari, Commodore, IBM e Tandy

E que também fosse um formato de imagem em baixa resolução, para facilitar o compartilhamento. Numa época em que a velocidade de conexão era baixíssima, comparado ao que temos hoje.

O formato foi criado em 1987 pelo cientista da computação Stephen Wilhite, quando ainda trabalhava na CompuServe, um dos primeiros serviços online a disponibilizar notícias, entretenimento, fóruns e salas de bate-papo via internet. 

De acordo com seu criador, a pronúncia correta não é GIF e sim "jiff"

A possibilidade de GIFs animados surgiu depois, em 1989, com a evolução do formato original.  No novo formato era possível um encadeamento de imagens para passar a sensação de movimento.

Foi a partir da web, e da ascensão dos navegadores, que Wilhite viu sua criação deslanchar de uma maneira completamente diferente da origem do formato. Com diversos gifs animados espalhados por aí.

O GIF animado mais famoso, e talvez o primeiro viral da internet, é o GIF de um bebê 3D dançando, criado em 1996.

O sucesso veio por acaso. O "Dancing Baby" era um vídeo.  Uma demonstração do que o software 3D Character Studio, parte do 3D Studio Max, conseguia fazer.

O animador da LucasArts, Ron Lussier, modificou o arquivo, transformando-o em um GIF animado e compartilhou no fórum da CompuServe.  Lembra dela? A empresa que foi a responsável por lançar o formato GIF.

O GIF do bebê animado virou um fenômeno na web e também o preferido do Stephen Wilhite, criador do formato.

O GIF virou uma maneira completamente singular de comunicação que, mesmo com outros padrões mais avançados, segue com seu lugar cativo, utilizado diariamente pelo mundo, nas mais variadas situações.

Em 2013, Wilhite recebeu um Webby Lifetime Achievement Award por sua criação. Um reconhecimento importante e merecido, mas o grande prêmio da carreira de Wilhite sempre será o de ter contribuído para uma nova maneira de expressão para as pessoas.

O criador do GIF faleceu dia 14 de março, aos 74 anos, devido às complicações da COVID-19.

VEJA mais stories