MPF pede para o WhatsApp lançar o recurso Comunidades apenas em 2023

#notícias 

O novo recurso das Comunidades do WhatsApp, anunciado na semana passada pela plataforma, deve chegar mais tarde no Brasil em relação ao resto do mundo, pois o MPF teme retrocesso no espalhamento de fake news.

Com as Comunidades, o WhatsApp permitirá que os usuários tenham grupos maiores, ou megagrupos, para compartilhar informações institucionais, profissionais ou sociais.

Durante o lançamento, o WhatsApp afirmou que o recurso comunidades chegará ao Brasil somente após as eleições de 2022.

A Plataforma fechou um acordo com o Tribunal Superior Federal, em fevereiro deste ano, para combater a desinformação durante as eleições de 2022.

À época, o diretor-executivo do WhatsApp afirmou que o aplicativo não iria fazer nenhuma mudança significativa de produto antes das eleições.

Entretanto, O Ministério Público Federal em São Paulo pediu ao WhatsApp que apresente em até 10 dias informações sobre a possibilidade de adiar para o início de 2023 a estreia do novo recurso.

Além disso, o MPF, destacou os riscos que “um aumento de viralização de conteúdos potencialmente desinformativos pode trazer para os direitos fundamentais de participação política dos cidadãos e das cidadãs” do Brasil.

O recurso Comunidades do WhatsApp, segundo relato do MPF, permite que mensagens que possam ser encaminhadas de uma só vez para 10 grupos com até 256 participantes, ou seja, poderia chegar a até 2.560 destinatários.

O WhatsApp reiterou por meio de sua assessoria que a decisão de não implementar novas funcionalidades no Brasil até o final do período eleitoral já tinha sido tomada pela plataforma e comunicada ao TSE em janeiro.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)