Megaoperação da Anatel confisca 112 mil produtos não homologados da Multi

#notícias

Em uma operação sem precedentes, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lacrou 112 mil produtos da empresa Multi, anteriormente conhecida como Multilaser, em seu centro de distribuição localizado em Extrema, Minas Gerais.

Esta ação, realizada na quinta-feira, dia 8 de novembro de 2023, é parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP) da Anatel e representa a maior retenção de aparelhos não-homologados feita pela agência em uma única operação. 

O valor total estimado dos produtos lacrados é de aproximadamente R$ 2,3 milhões.

A fiscalização no centro de distribuição da Multi revelou uma gama variada de produtos irregulares, incluindo carregadores de celulares, drones, e outros dispositivos sem fio, como fones de ouvido, teclados e caixas de som.

A Anatel enfatiza a importância da homologação dos produtos, pois garante a aprovação dos aparelhos nos requisitos mínimos exigidos pela reguladora, incluindo normas de segurança elétrica e limites de emissões de rádiofrequências.

Respondendo à fiscalização, a Multi, através de uma nota, informou que dos mais de 10 mil produtos diferentes em seu portfólio, apenas 35 foram identificados como estando em desconformidade. A maioria desses produtos estava fora de linha e possui certificações vencidas.

A empresa destacou que esses produtos já estavam em processo de renovação de certificação e que representam menos de 0,05% do total de estoque.

A Multi afirmou ainda que está colaborando com a Anatel para regularizar a situação desses produtos dentro do prazo de 90 dias acordado com o órgão regulador.

A intensificação da luta da Anatel contra a pirataria de equipamentos e softwares é notável nos últimos anos, com foco especial em TV Boxes não homologadas e serviços de IPTV ilegais.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)