A nova tecnologia traz avanços significativos em relação ao seu predecessor, incluindo maior estabilidade na conexão, maior velocidade de download e upload e menor latência na troca de informações.
A promessa é de que a rede seja até 10 vezes mais rápida que o 5G. Essas informações foram compartilhadas pelo Next Gen. Mobile Networks Alliance, um grupo global de empresas operadoras de redes móveis.
De acordo com o relatório das empresas, o 6G ainda está em uma fase de desenvolvimento bem inicial. A expectativa é de que a tecnologia esteja pronta para implementação até 2030.
A previsão é de que a tecnologia seja amplamente usada pelas empresas do segmento da indústria, beneficiando não somente esse setor, mas também a divisão de Internet das Coisas (IoT).
O desenvolvimento da tecnologia 6G recebeu incentivos do governo chinês, que estabeleceu o Grupo de Promoção IMT-2030 (6G) em 2019 para estimular a pesquisa e desenvolvimento dessa rede.
A nova tecnologia deve ter várias utilidades. Segundo o relatório, ela promoverá holografia com uma melhor experiência de uso e uma conexão mais realista entre o mundo virtual e físico.
Porém, é importante destacar que ainda há muito trabalho a ser feito até que essa nova tecnologia de rede esteja pronta. Espera-se que, até 2030, essa tecnologia esteja disponível para uso.
Então, só para resumir, o 6G é a próxima geração de redes móveis e promete uma velocidade de conexão até 10 vezes maior do que o 5G. Essa tecnologia deve ter várias utilidades e abrirá portas para novas possibilidades em diversos setores.