Dois anos após o lançamento, Windows 11 detém apenas 23% do mercado

#notícias

Nesta quinta-feira (5) fazem exatamente 2 anos que a Microsoft lançou o Windows 11 para o público. 

Embora a Gigante de Redmond tenha feito esforços significativos para impulsionar esta versão do sistema operacional, ele ainda não ganhou a adesão massiva dos usuários.

De acordo com dados recentes da StatCounter, apenas 23,61% dos usuários de sistemas Microsoft fizeram a transição para a versão mais atual. 

É um número consideravelmente baixo, levando em consideração que o sistema já está disponível há 24 meses.

O relatório da StatCounter revela que o Windows 10 continua sendo o sistema mais querido pelos usuários. 

A décima versão do Windows está instalada em nada mais nada menos do que 71,64% dos computadores com o sistema operacional da Microsoft. E olha que a empresa já anunciou que não lançará mais atualizações significativas para esta versão.

E os outros sistemas mais antigos? O Windows 7 ainda está instalado em 3,34% dos PCs, seguido pelo Windows 8.1 com 0,61%, Windows 8 com 0,35% e Windows XP com 0,45%. 

O relatório indica que a adoção do Windows 11 tem sido lenta e está quase estagnada desde abril. Ao começar a escrever esta notícia eu achei estranho, pois lembrava de uma matéria bem parecida que já tinha sido publicada. 

A Microsoft também tomou medidas para desvincular o novo sistema de suas versões mais antigas, impossibilitando a ativação do Windows 11 com chaves do Windows 7 e 8. 

Contudo, os números da StatCounter sugerem que essas ações não foram eficazes para expandir significativamente a base de usuários.

Com o suporte de segurança do Windows 10 garantido até 2025, a Microsoft enfrenta um desafio considerável para persuadir os usuários a mudarem de sistema. 

No entanto, nem tudo são más notícias: de acordo com a pesquisa de hardware mais recente da Steam, 37% dos jogadores já fizeram a transição para o Windows 11, enquanto 58% permanecem na versão anterior.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)