Crianças que jogam mais de 1 hora por dia têm QI mais alto, diz estudo

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A grande quantidade de tempo que os jovens (crianças e adolescentes) costumam dedicar aos jogos de videogame geralmente preocupa os pais.  Mas um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Amsterdam, na Holanda, descobriu um efeito positivo das longas horas de jogatina das crianças.

Em contrapartida, atividades como assistir televisão, assistir a vídeos online (YouTube e Netflix) e utilizar redes sociais não aumentaram os índices de inteligência, segundo os cientistas.

O grupo de pesquisadores realizou os testes em 5.374 crianças. O teste foi feito em duas etapas.  Na primeira etapa as crianças tinham idades entre 9 e 10 anos. A segunda etapa foi feita 2 anos depois, quando as mesmas crianças tinham entre 11 e 12 anos de idade.

Os cientistas criaram então uma série de parâmetros e habilidades para medir a inteligência das crianças.  Dentre as atividades podemos destacar compreensão de leitura e vocabulário, memória e autocontrole, processamento viso-espacial, atenção, dentre outras.

Para ter um controle sobre quanto tempo cada criança dedicava a cada atividade, elas tinham que responder a um questionário.  Nele elas deviam informar quanto tempo haviam gasto (em média) com as seguintes atividades: assistindo séries ou filmes; assistindo vídeos online em plataformas como YouTube; jogando videogames; enviando mensagens; usando redes sociais e realizando videoconferências.

Além disso, para tornar os resultados das pesquisas mais assertivos, os pesquisadores também se valeram de informações biológicas, psicológicas e de contexto social disponíveis em um amplo banco de dados dos Estados Unidos.  Com isso eles conseguiram monitorar também diferenças genéticas que poderiam alterar o índice de inteligência. Foi monitorado também o nível de escolaridade e renda dos pais, já que esses fatores também podem influenciar no QI das crianças e adolescentes.

Um dos autores do estudo, Torkel Klingberg, que trabalha como professor de Neurociência no Instituto Karolinska, comentou sobre os resultados:  Nossos resultados apoiam a afirmação de que o tempo de tela geralmente não prejudica as habilidades cognitivas das crianças, e que jogar videogame, pelo contrário, pode contribuir para uma maior inteligência”.

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