Câmeras importadas agora terão isenção total de imposto

#notícia

Na manhã desta quarta-feira (23/03) o Senado Federal aprovou a isenção tributária para câmeras, filmadoras e outros equipamentos utilizados por profissionais do audiovisual.

Sendo assim, estes itens poderão ser trazidos de fora sem ter que pagar as taxas exorbitantes de importação. Mas um detalhe: é preciso comprovar que você trabalha ou possui uma empresa no ramo do audiovisual.

Com isso, fotógrafos, repórteres cinematográficos, cinegrafistas e operadores de câmera poderão comprar suas ferramentas de trabalho por um valor mais em conta.

Este projeto de lei foi criado por Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados e que agora está de licença. Como foi aprovado pelo Senado, o próximo passo é a sanção presidencial.

E quais impostos foram zerados? O imposto sobre importação, obviamente, e também o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e as contribuições do PIS/PASEP e Cofins.

É válido ressaltar também que este benefício só é válido para produtos vendidos no exterior. 

Portanto, se uma câmera fotográfica ou filmadora for vendida legalmente no Brasil, ela já não se enquadra neste benefício.

Portanto, depois desta nova redução os preços de produtos importados realmente devem diminuir.

Mas há algumas regras que devem ser seguidas. A primeira delas é que há um limite para a isenção fiscal. Apenas compras que não excedam R$ 50 mil em equipamento fotográfico terão os tributos zerados.

Outra regra é que os equipamentos comprados no exterior deverão ficar sob a posse do proprietário original por, no mínimo, 2 anos. Além disso, você deve comprovar que trabalha no setor de audiovisual.

Para isso, basta apresentar a Carteira de Trabalho ou Previdência Social que prova que você é fotógrafo, cinegrafista, repórter cinematográfico ou operador de câmera.

No caso de pessoas jurídicas ou profissionais autônomos, é preciso apresentar o contrato com a empresa, inscrição do INSS (Instituto Nacional de Segurança Social) e dados da contribuição previdenciária.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)