Brasileiros estão cada vez mais interessados na rede social BeReal, revela estudo

#notícias

Nos últimos meses uma nova rede social, o BeReal, ganhou notoriedade pelo mundo e vem se popularizando no Brasil.

Este novo aplicativo se destaca por proporcionar uma experiência totalmente nova ao usuário, a ideia é que apenas uma postagem de foto pode ser feita por dia, onde todos os usuários postam ao mesmo tempo, através de um horário aleatório definido pelo aplicativo.

Além disso, a foto deve ser registrada sem uso de filtros e em tempo real, não sendo permitido anexar uma imagem da galeria.

Esta dinâmica de postagem busca criar um ambiente mais orgânico e real, como sugere o próprio nome do aplicativo. Especialistas apontam que, em breve, deve fazer frente ao Instagram e TikTok.

A partir dessas novidades, a Orbit Data Science fez um levantamento sobre o que as pessoas estão comentando sobre o BeReal nas redes sociais.

A pesquisa analisou de maneira qualitativa 672 comentários aleatórios feitos no Twitter, YouTube e Instagram citando “BeReal” nos últimos 6 meses, a fim de quantificar a opinião geral sobre o tema.

Do total de comentários analisados, 70,7% se referem à adesão à rede. Destes, em 34,6% as pessoas relataram já estarem utilizando regularmente o Be Real

Enquanto a manifestação “Comecei/Quero começar a utilizar o BeReal” apareceu com 12,4% de incidência dentro da categoria.

Já na categoria “Primeiras impressões” foram identificados percepções primárias, principalmente de pessoas que ainda não usam o aplicativo. Sugerindo otimismo, a tag “Gostei da ideia do app” aparece com 24,4% de incidência na categoria.

Alguns usuários também sentiram falta de registrar momentos mais específicos e relevantes de seu dia, o que confirmamos com as manifestações “Queria postar a foto de um momento específico no BeReal” com 22,8% da categoria.

A partir da análise do gráfico de evolução, podemos observar a chegada do aplicativo, e o início de sua popularização no Brasil. Até o dia 04/08/2022, que corresponde a 75% da cronologia do estudo, tínhamos apenas 18% do total das opiniões que diziam “Utilizo BeReal”.

Evidentemente as opiniões negativas também aparecem no levantamento, elas estão diluídas em problemas de adaptação com a dinâmica do aplicativo, receios quanto a exposição, problemas técnicos, carência de usuários, entre outros.

Porém, a falta de uma impressão negativa massiva nos números chama a atenção. De uma maneira geral, a impressão sobre o BeReal é positiva e a projeção é otimista quanto ao crescimento da nova rede.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)