Brasileiros estão cada vez mais interessados na rede social BeReal, revela estudo

Brasileiros estão cada vez mais interessados na rede social BeReal, revela estudo

Nos últimos meses uma nova rede social, o BeReal, ganhou notoriedade pelo mundo e vem se popularizando no Brasil. Este novo aplicativo se destaca por proporcionar uma experiência totalmente nova ao usuário, a ideia é que apenas uma postagem de foto pode ser feita por dia, onde todos os usuários postam ao mesmo tempo, através de um horário aleatório definido pelo aplicativo.

Além disso, a foto deve ser registrada sem uso de filtros e em tempo real, não sendo permitido anexar uma imagem da galeria. Esta dinâmica de postagem busca criar um ambiente mais orgânico e real, como sugere o próprio nome do aplicativo. Especialistas apontam que, em breve, deve fazer frente ao Instagram e TikTok.

A partir dessas novidades, a Orbit Data Science fez um levantamento sobre o que as pessoas estão comentando sobre o BeReal nas redes sociais, a pesquisa analisou de maneira qualitativa 672 comentários aleatórios feitos no Twitter, YouTube e Instagram citando “BeReal” nos últimos 6 meses, a fim de quantificar a opinião geral sobre o tema.

Do total de comentários analisados, 70,7% se referem à adesão à rede. Destes, em 34,6% as pessoas relataram já estarem utilizando regularmente o Be Real, enquanto a manifestação “Comecei/Quero começar a utilizar o BeReal” apareceu com 12,4% de incidência dentro da categoria.

Isso provoca também outro efeito: os usuários do BeReal agora esperam que seus amigos e conhecidos também baixem o aplicativo, o que foi observado nas manifestações. “Procuro conhecidos que usam Bereal”, que representam 20,6% do total da categoria. Ainda dentro de “Uso do App”, pareceres positivos também ganharam destaque, as menções “Gosto do BeReal” e “Incentivo outras pessoas a baixarem o BeReal” representam, respectivamente, 13,2% e 7,6% da categoria.

Já na categoria “Primeiras impressões” foram identificados percepções primárias, principalmente de pessoas que ainda não usam o aplicativo. Sugerindo otimismo, a tag “Gostei da ideia do app” aparece com 24,4% de incidência na categoria. Por outro lado, algumas pessoas esboçaram seus medos e objeções sobre o conceito da rede. As manifestações “Minha vida não é interessante para usar o BeReal” e “Sou feio para usar BeReal” mostram o receio quanto a essa exposição mais orgânica, representando respectivamente 24,4% e 19,5% da categoria.

Outro assunto bastante discutido é a dinâmica de postagem do BeReal, característica que mais diferencia a rede das demais. Assim, 10,4% dos comentários foram identificados dentro da categoria “Dinâmica de posts”. A manifestação “BeReal solicitou postagem de foto em momento que eu não gostaria” representa 34,2% da categoria e evidencia que muitos usuários da rede não se adaptaram bem à aleatoriedade do horário da postagem.

Alguns usuários também sentiram falta de registrar momentos mais específicos e relevantes de seu dia, o que confirmamos com as manifestações “Queria postar a foto de um momento específico no BeReal” com 22,8% da categoria. Ainda existem casos onde o aplicativo solicita o registro de imagem quando o usuário está no banheiro, numa reunião de trabalho ou em outros momentos inapropriados e inadequados. A tag “BeReal solicitou postagem de foto em momento inadequado” teve 19% de incidência na categoria.

Houve relatos significativos de problemas técnicos enfrentados no aplicativo. “Tive problemas com o funcionamento do aplicativo” aparece em 2,7% do total analisado no levantamento. Dentro da categoria “Problemas técnicos” ainda observamos muitos usuários relatando mal funcionamento na tentativa de adicionar novos amigos na rede, com a manifestação “Não consigo adicionar amigos no BeReal” representando 26,8% da categoria.

Você também deve ler!

Tudo o que você precisa saber sobre a rede social BeReal

A popularidade do BeReal também foi um assunto abordado. Entre todos os comentários analisados no estudo, 4,7% eram pessoas que alegavam não conhecer a nova rede social, o que representa 58% dentro da categoria. Algumas pessoas consideram que há pouca gente utilizando o aplicativo. “Poucas pessoas usam BeReal” representa 9,7% da categoria. Por outro lado, a opinião de que a rede está crescendo em popularidade também aparece na tag “BeReal está ficando popular” e representa 9,7% da categoria “Popularidade”.

CONCLUSÕES

A partir da análise do gráfico de evolução, podemos observar a chegada do aplicativo, e o início de sua popularização no Brasil. Até o dia 04/08/2022, que corresponde a 75% da cronologia do estudo, tínhamos apenas 18% do total das opiniões que diziam “Utilizo BeReal”. As pessoas que comentavam essa opinião, diziam ainda que estavam procurando conhecidos que também utilizavam, e que incentivaram outras pessoas a baixarem o aplicativo.

Com a popularização do aplicativo, e o aumento de usuários, diminui a incidência da opinião “Comecei/Quero começar a utilizar BeReal”, e elas se transformam em “Utilizo BeReal”, que teve 82% de sua incidência nos últimos 25% da nossa cronologia, finalizando o estudo com 24% das opiniões totais. Seguindo a tendência de maior uso do aplicativo, ele começa a ganhar mais destaque, fazendo com que cresça também o número de pessoas que comentam a opinião “Não conheço BeReal”. Além disso, internautas começam a opinar sobre sua experiência. Neste momento, “Gosto do BeReal”, teve um grande boom de incidência, terminando a pesquisa com 9% das opiniões totais.

Podemos concluir com esse estudo, um grande crescimento e aceitação do app. A proposta única e inovadora conquistou os usuários, além disso, com celebridades começando a usar, o alcance do aplicativo só tende a aumentar. O crescimento das pessoas que dizem que não conhecem o app, garante ainda mais margem para a sua evolução e o grande número de opiniões positivas tende a manter a base de usuários.

Evidentemente as opiniões negativas também aparecem no levantamento, elas estão diluídas em problemas de adaptação com a dinâmica do aplicativo, receios quanto a exposição, problemas técnicos, carência de usuários, entre outros. Porém, a falta de uma impressão negativa massiva nos números chama a atenção. De uma maneira geral, a impressão sobre o BeReal é positiva e a projeção é otimista quanto ao crescimento da nova rede.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X