O novo design do botão de pular anúncios estava em testes desde agosto. Com essa alteração, fica implícito que o Google pretende dar um maior destaque às publicidades que aparecem antes, durante e no final de cada vídeo.
Essa mudança, juntamente com a cruzada do YouTube contra bloqueadores de anúncios, indica um fortalecimento da estratégia da empresa para continuar lucrando massivamente com a publicidade online.
A principal característica do novo botão de pular anúncios é o seu design arredondado em forma de cápsula, substituindo o tradicional formato quadrado ao qual todos nós já estávamos acostumados.
A escolha por bordas arredondadas segue a linha de design adotada pelo Google em suas recentes atualizações, como as linhas mais suaves implementadas no Google Drive. Este estilo está em consonância com o Material You 3, o design mais avançado da empresa para seus dispositivos.
Comparando com os testes realizados em agosto, o botão atualizado de pular anúncios no YouTube trouxe outras mudanças relevantes: agora é menos transparente e mais fácil de ver, o que beneficia os usuários que preferem não assistir os anúncios até o final.
Coincidência ou não, esse redesign no botão surge poucas semanas após o Google intensificar sua luta contra os bloqueadores de anúncios, o que gerou descontentamento entre os usuários.