Após banimento, russos usam VPN para continuar acessando o Instagram

#notícia

O governo da Rússia bloqueou o acesso ao Instagram no país, mas o resultado disso foi a crescente demanda dos russos por VPNs para acessar a rede.

Além do Instagram, o Facebook havia sido banido anteriormente na Rússia.  O ban foi devido ao Meta permitir que ucranianos postassem discursos de ódio contra o presidente da Rússia e o presidente da Bielorrússia.

A resposta do governo Putin foi o bloqueio do Instagram no país.  Isso fez com que o Meta voltasse atrás e restringisse as postagens dos ucranianos envolvendo “russofobia”.

Portanto, nesta semana em que os russos ficaram impedidos de usar o Instagram, o uso de VPNs (Rede Virtual Privada) aumentou extremamente.

De acordo com a firma de análise de dados sobre VPNs, a Top10VPN, na véspera do ban do Instagram na Rússia, a demanda dos russos por VPNs cresceu em 2.088% em relação à média diária de fevereiro.

No dia da proibição, essa demanda cresceu em 2.692%. Ontem (15), a demanda dos russos por VPNs, já após o ban do Instagram, caiu para 1.556%.

Uma VPN cria uma conexão criptografada entre um dispositivo e um servidor remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo.  Portanto, em tese, é possível acessar a sites bloqueados em determinado país através do uso de VPNs.

Os russos estão utilizando VPNs mesmo antes da proibição do Instagram no país.  Na última semana de fevereiro, por exemplo, os usuários russos baixaram os cinco principais VPNs nas lojas de aplicativos da Apple e do Google. O número é impressionante: 2,7 milhões de downloads, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado SensorTower.

Veja outros stories ;)